“O marketing deve estar morto em dez anos”

Buscar

“O marketing deve estar morto em dez anos”

Buscar
Publicidade

Marketing

“O marketing deve estar morto em dez anos”

Para Duncan Wardle, ex-VP de Inovação da Disney, a criatividade deve prevalecer em experiências e storytelling para que as marcas continuem a dialogar com os millennials e a Geração Z


2 de julho de 2019 - 6h00

Qual é a fórmula da criatividade? Na Disney, ela foi composta pela união de tempo com consumidores, opiniões inusitadas, experiências e storytelling. Nos 13 anos que trabalhou na The Walt Disney Company como vice-presidente de relações públicas da Disneyland Resort, VP global de relações públicas dos parques da Disney e, por fim, VP de inovação e criatividade, Duncan Wardle se dedicou a entender como fomentar melhor a criatividade entre as equipes e as propriedades na companhia e como aprender a ouvir o que o público-alvo não fala e que pode gerar insights para a comunicação.

 

Para o lançamento das atrações de Toy Story no Hollywood Studios, Wardle fez uma parceria com a NASA para mandar Buzz Lightyear para o espaço, realizando o sonho do personagem (Crédito: Divulgação/Duran)

Para Wardle, o marketing como é conhecido hoje vai acabar dentro de dez anos. Sobressairá, perante ele, a experiência que as marcas podem promover ao consumidor, histórias criativas e de valor emocional e o “social influence”, definição do executivo para o impacto maior que o público-alvo tem ao ver publicações de amigos ao invés de marcas. “Eu acredito que o CMO deveria ser substituído pelo CSO, Chief Storytelling Officer. Seus pais liam para você quando era pequena? Então, nós crescemos com histórias, somos todos contadores de histórias e eu acredito que todos podem tocar o público contando uma grande história e ser relevante a partir disso”, argumenta.

De passagem pelo Brasil para o Universo TOTVS 2019, evento que debateu as principais tendências de tecnologia e negócios do país, Duncan Wardle, que hoje realiza palestras sobre inovação e presta consultoria para marcas, contou ao Meio & Mensagem sobre definições e práticas ligadas a inovação e à criatividade.

Meio & Mensagem – Criatividade tem uma definição individual para cada um. Qual é a sua?
Duncan Wardle –
Eu acredito que criatividade é a habilidade de ter uma grande ideia. E inovação é a habilidade de fazer essa ideia acontecer. E também acredito que todos somos criativos, não há criativos e não-criativos. Mas eu também acho que, na educação tradicional, somos restringidos a trabalhar essa criatividade e nos dizem que não somos criativos e compramos isso. Quando você era criança e ganhou um presente de Natal grande com uma grande caixa. Com o que você passou o dia brincando? Provavelmente com a caixa, fazendo cabanas, etc.

Você menciona que é importante passar tempo com seu consumidor e que, em uma pesquisa que fez na Disney, os funcionários disseram que tempo é a barreira número um para a criatividade. Por que, então, tempo é tão ligado à criatividade?
Quando crianças, perguntamos “por que?” para tudo. O insight real para inovação vem entre o quarto e o quinto “por que?” e não o primeiro. Então, se você perguntar a alguém por que eles vão nos parques da Disney, eles dirão: “Eu vou pelas montanhas russas”. Isso me diz para criar mais montanhas russas. Mas, se você continuar questionando, vai perceber que o pai só gosta das montanhas-russas porque leva a filha nelas. E isso não tem nada a ver com investimento capital para construir novas montanhas russas e sim com uma campanha de comunicação. Todos os nossos dados apontavam para um consumidor disposto a ir para a Disney, mas eles não vinham. Esses insights resultaram em uma campanha que aumentou em 20% as vendas e tornou uma cultura product-centric em consumer-centric.

Que prática as empresas podem adotar para fazer a criatividade fluir?
Uma das empresas mais inovadoras do mundo é o Google. O que ele faz que ninguém mais faz? Eles têm a política do 20%. Cerca de 20% da carga horária dos engenheiros é reservada para a reflexão ou o pensamento. Outras práticas recomendadas são dar ferramentas para todos os funcionários serem criativos ao invés de contratar consultores de inovação sob demanda. Outra barreira para a criatividade é nossa expertise, que nos limita a correr riscos. Em toda reunião que eu faço eu trago alguém que não trabalha na minha indústria ou na minha empresa, o que eu chamo de “naive expert” (especialista ingênuo). O papel deles é perguntar a coisa mais audaciosa que todos têm vergonha de perguntar. Isso quebra a tensão da sala e pode gerar grandes ideias.

Quando lançou a conta da Disney no Twitter, Ducan sugeriu que a equipe brincasse com o fato da rede social só permitir 140 caracteres por publicação na época e criou uma hashtag com 140 personagens. Personagens, em inglês, tem a mesma escrita que a palavra caracteres (Crédito: Divulgação/Duncan Wardle)

Qual é a sua percepção sobre a inovação nas empresas brasileiras?
O Brasil, assim como a Índia, é uma cultura muito empreendedora. Eu acredito que o Brasil e a Índia vão ser duas das maiores economias por volta de 2050, porque são países que tem uma cultura empreendedora e não uma cultura de corporação. Ambev é um grande exemplo. Quase toda a liderança da Ambev em Nova York é do Brasil e eles estão tentando mudar a indústria e ela precisa mudar. Eu cresci bebendo cerveja normal, mas eu sou um cara velho e eles estão apostando em cervejas artesanais.

Por que isso?
Experiência. Você deve se lembrar da Betty Boop e Wile E. Coyote. Esses personagens estão todos mortos, não estiveram em filmes ou TV nos últimos tempos, mas ainda estão no imaginário social. Isso porque o Walt Disney criou experiências nas quais você pode tocar os personagens e brincar com suas vassouras. Se nós temos que fazer marketing para as pessoas, isso significa que o produto ou serviço não é bom o suficiente e a próxima geração não vai aceitar isso. Em São Francisco há um museu do sorvete. É só uma experiência, mas é uma ótima experiência. Então acredito que a experiência e o design vão substituir o marketing.

Como colocar isso em prática?
A grande palavra do momento é ser “disruptivo”. Todas as marcas acham que ser disruptivo é se expor mais. Mas, na verdade, fazendo isso elas vão irritar mais o consumidor. A cada três fotos no meu Instagram, uma é anúncio. Na Disneyland eu argumentei que, se temos 25 milhões de visitantes ao ano, não precisamos ficar fazendo mais foto. Se você tem um filho pequeno e eu fizer um anúncio dizendo para você levar ele para a Disney que é seguro, você não vai acreditar. Mas se um amigo seu publicar uma foto do filho pequeno dele na Disney, muda tudo.

Com todas essas aquisições da Disney (Pixar, Marvel e Fox), não há o risco de uma homogenização da criatividade?
Steve Jobs criou a Pixar com o John Lasseter. Então, quando a Disney quis comprar a Pixar, Steve estava preocupado com a homogenização da Pixar e o Bob Iger [CEO do Grupo Disney] fez um trabalho ótimo para não desqualificar a Pixar. Ela continuou com sua cultura própria. E isso influenciou o George Lucas. Ele queria se aposentar e queria vender suas criações, mas não queria que a Disney alterasse nada. Vendo o que aconteceu com a Pixar, ele decidiu vender sua franquia. Isso, por sua vez, fez com que Stan Lee dissesse: “Aqui estão meus personagens da Marvel. Cuidem bem deles”. O segredo para lidar com todas essas aquisições é deixá-los sozinhos. Você tem mais a aprender da cultura deles, que também são storytellers e empreendedores.

**Crédito da imagem no topo: Pan Xiaozhen/Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas