Xuxa: “As pessoas estão com saudades dos anos 1990”

Buscar

Xuxa: “As pessoas estão com saudades dos anos 1990”

Buscar
Publicidade

Marketing

Xuxa: “As pessoas estão com saudades dos anos 1990”

Apresentadora da Record fala sobre a onda de nostalgia que a motivou a resgatar Xuxa Xou e seu trabalho como empresária à frente da Espaçolaser


30 de julho de 2019 - 6h00

Além de apresentadora da Record TV, Xuxa é empreendedora (crédito: divulgação)

Rainha entre baixinhos e adultos, Xuxa se consagrou no imaginário coletivo como apresentadora, cantora, garota-propaganda e personagem de memes na internet. Apesar de ser onipresente na cultura pop brasileira, poucos sabem de sua atuação como empreendedora e investidora. Desde 2015, Xuxa é uma das sócias da rede de clínicas de depilação Espaçolaser, da holding SMZTO, que investirá R$ 200 milhões em sua expansão este ano, incluindo não só novas unidades no Brasil, mas em países como Argentina, Chile e Colômbia.

A apresentadora da Record TV é também sócia da Casa X, Buffet Infantil da mesma holding, inspirado no universo de seu antigo programa infantil, com direito à “Nave da Xuxa” e shows com personagens como as paquitas e o Tchutchucão.

O sucesso junto a diferentes gerações é tanto que a apresentadora também decidiu resgatar o Xuxa Xou em uma série de apresentações que acontecerão a partir de agosto — continuação da turnê feita em 2018 e que celebra seus 35 anos de carreira. Em entrevista ao Meio & Mensagem, Xuxa falou de sua experiência como empreendedora, do amadurecimento de sua marca e sobre como a cultura da nostalgia a motivou a resgatar produtos que fizeram sucesso nos anos 1980, 1990 e 2000.

Meio & Mensagem — Você é sócia de duas franquias da holding SMZTO, a Espaçolaser e a Casa X. Como se interessou pelo mundo dos negócios e como tem sido sua experiência como sócia destas empresas?
Xuxa —
 Como eu já conhecia o Zé (José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO), foi mais fácil. Foi ele quem trouxe a Embelleze para a Fundação Xuxa Meneghel. Assim, eu já sabia da sua luta, trajetória e valor. Tive medo e receio de entrar numa sociedade, tive que conhecer os novos sócios, com quem hoje tenho uma ótima relação, e também conhecer a máquina de depilação, que ficou algum tempo na minha casa para que eu pudesse testá-la. Depois que verifiquei ser eficaz, me arrisquei no negócio e não me arrependo em nada, pois tem muita verdade no projeto todo. Assim como a Casa X, que foi um sonho meu desde que tive a Sasha e escutava as minhas músicas em todas as festinhas de seus amiguinhos. Queria um lugar onde a criança e a mãe viessem da nave para cantar o parabéns, onde qualquer personagem pudesse se encaixar, mesmo tendo meu DNA cravado nas paredes.

M&M — A maior parte do público te conhece como apresentadora e garota-propaganda. Como você descreveria a Xuxa empresária?
Xuxa — Muito receosa, pois tem minha credibilidade por trás. Só coloco meu nome e rosto nas coisas que acredito. Por isso as pessoas confiam em mim.

M&M — Seu nome sempre foi muito forte no meio publicitário e no imaginário artístico. Qual é o desafio de gerir a marca Xuxa ao longo de tantos anos ?
Xuxa — A princípio, muitas coisas me eram oferecidas e eu apenas colocava meu nome ou imagem. Era como uma modelo ou garota-propaganda. Depois de um tempo, vi que minha imagem e nome ficavam tão fortes como o produto, viravam o “produto da Xuxa”: era o meu creme, o meu shampoo, o meu perfume… o produto que era “meu”. Freei, repensei e aprendi que as pessoas acreditam muito no que eu digo, e então meu envolvimento com as marcas e produtos aumentou. Hoje, por exemplo, não aceito fazer nada ligado a cigarro, bebida ou crueldade com animais, já que minha alimentação é vegana. Também preciso saber se o produto é bom. O que vendo é a verdade. É difícil, mas também gratificante vender e falar das coisas que acredito.

“Uso a memória afetiva dos figurinos, do cenário e das músicas originais da época. Mas eu? Sou eu ‘agora'”

M&M — Há um momento de nostalgia muito forte no mundo artístico, em que personalidades consagradas durante os anos 1990 e 2000 estão reinventando seus projetos. Você mesma voltará a fazer o Xuxa Xou em agosto. De onde veio a motivação para resgatar o projeto?
Xuxa — Tudo começou com um convite para participar do Chá da Alice, um evento muito legal e já solidificado. Entrei com o intuito de ajudar a minha Fundação, mas depois reformulamos o XuChá e hoje estamos com o Xuxa Xou. É verdade o que você diz. As pessoas estão com saudades dos anos 1980, 1990 e 2000, e acredito que este novo show seja pra todas essas gerações, já que a seleção das músicas vai desde o primeiro LP do Xou da Xuxa, de 1986, até os clássicos do Xuxa Só Para Baixinhos, de 2000. O mais legal é ver a emoção das pessoas ao verem a nave aterrissar no palco.

M&M — Como vê o desafio de comunicar para diferentes faixas de público?
Xuxa — Não é difícil, já que eles me aceitam como eu sou. Não preciso ser outra pessoa a não ser eu. Claro que uso a memória afetiva dos figurinos, do cenário e das músicas originais da época. Mas eu? Sou eu “agora”. Bom, né?!

Crédito da imagem ao topo: Divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas