Tetra Pak investe em inovação além das caixas

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Tetra Pak investe em inovação além das caixas

Reconhecida por desenvolver embalagens, empresa atua desde reformulação de design e identidade da marca até construção de portfólio com seu Centro de Inovação ao Cliente

Salvador Strano
5 de setembro de 2019 - 10h05

Planta do Centro de Inovação ao Cliente, da Tetra Pak (Crédito: divulgação)

Produzir uma embalagem é algo que a Tetra Pak já faz há décadas. Desde 2017, entretanto, a empresa sueca mantém no Brasil seu primeiro Centro de Inovação ao Cliente da América Latina, e quarto no mundo. Atualmente, são seis espalhados pelos mercados em que atua. O objetivo da planta, localizada no interior de São Paulo, é testar inovações e produtos de clientes industriais que trabalham com a companhia.

“Fazemos desde a identificação de oportunidades, passando por conceitos e formulações, até a parte de design final de embalagens e pós-consumo relacionado ao meio ambiente”, afirma Vivian Haag Leite, diretora de marketing da empresa. Para isso, investe na junção de forças entre a própria empresa, o cliente e sua agência, atuando a seis mãos em um único projeto. Desde o lançamento, o vertical teve, em média, 12 parceiros por ano.

Para a Tial, a companhia reformulou o portfólio e a identidade da marca. (Crédito: reprodução)

Recentemente, duas empresas de bebida entraram na linha da jornada da inovação. Tial, de sucos prontos, e Simples Assim aderiram ao modelo com objetivos diferentes. A primeira já existia como marca, mas buscou como aumentar seu tíquete médio e ainda se manter relevante no carrinho de compras dos clientes. Para isso, realizou uma nova identidade visual e, ainda, reformulou seu propósito.

Já a Simples Assim foi construída do zero. “Passamos todas as etapas, desde a escolha do nome, criação do logo e portfólio”, afirma Alexandre Schueda, gerente de marketing da Tetra Pak. “Projetamos desde o início uma marca de bebidas, e não só de sucos. Isso porque sabemos que é importante para as pessoas buscar produtos que acompanham a refeição, mas também que são mais práticos pela manhã e um chá que possa refrescar ao longo do dia”, complementa.

Essa entrega, explica Vivian, tem como foco categorias que já são representativas no faturamento da companhia, como sucos e o segmento lácteo. Nesse caso, a rede que a Tetra Pak pode acionar quando traz novidades ao mercado nacional é uma vantagem competitiva em comparação aos concorrentes locais. Com a Betânia, por exemplo, a fabricante trouxe a possibilidade da venda de um iogurte ambiente,  chamado Yogi & Leve, que não depende da conservação em geladeira.

*Crédito da imagem no topo: Fancycrave/pexels

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