Kantar ajuda a entender consumidores na Black Friday

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Kantar ajuda a entender consumidores na Black Friday

Por meio da metodologia NeedScope, análise da Kantar revela que cada shopper tem uma particularidade em se relacionar emocionalmente com as compras, em específico, neste período

Amanda Schnaider
23 de outubro de 2020 - 6h00

Devido à pandemia da Covid-19, os consumidores passaram a adotar novos hábitos e comportamentos, influenciados pela compra online. Dessa forma, com o objetivo de ajudar as empresas a entender os perfis dos shoppers durante a Black Friday deste ano, contribuindo assim para campanhas mais assertivas para o período, a Kantar realizou uma análise quantitativa.

Para tal, a companhia utilizou a metodologia NeedScope, que usa modelos de arquétipos da psicologia analítica para ajudar a entender qual é a melhor forma de se conectar emocionalmente com consumidores e engajá-los de forma correta. “O NeedScope traz como principal ponto o fato de que cada shopper tem uma particularidade em se relacionar emocionalmente com as compras e, em específico, com a Black Friday”, afirma Karina Collenghi, gerente de contas da Kantar e especialista na solução.

 

Shoppers buscam canais, promoções e mensagens que melhor se conectam com a necessidade emocional daquele momento, aponta análise da Kantar (Crédito: Mediaphotos/iStock)

A metodologia agrupa as características dos arquétipos em seis perfis representados por cores: amarelo, pessoas que entendem a experiência da Black Friday como uma super diversão, sendo um evento espontâneo e surpreendente; laranja, consumidor que adora fazer parte de um evento tão grande; marrom, pessoas levadas pela Black Friday e que acompanham de forma passiva; azul, consumidores que, de forma calma, fazem suas estratégias de compra; roxo, perfil que busca os melhores negócios e negociações de forma competitiva; e vermelho, compradores que se jogam na Black Friday e curtem serem estimulados por todo o evento.

De acordo com a análise da Kantar, por meio do NeedScope é possível entender que os compradores buscam canais, promoções e mensagens que melhor se conectam com a necessidade emocional daquele momento. “Um shopper de necessidade emocional vermelha para a Black Friday tende a aproveitar e interagir com todas as ações possíveis, já que sua necessidade é de energia e dinamismo para encontrar boas oportunidades, diferente do shopper de necessidade marrom, que prefere ficar mais tranquilo e tenta encontrar apenas o que lhe convém verdadeiramente nesse período de compras frenéticas” exemplifica Karina, enfatizando que o perfil emocional da Black Friday tende a ser um momento de alta de energia, dinamismo, sendo um período de conexão emocional com o território vermelho.

Ao explicar a análise, a gerente de contas da Kantar revela que para as marcas é importante explorar o arquétipo que se conecta com seu próprio posicionamento. “Se a marca tem uma personalidade mais amigável, feliz, tranquila, que transmite informações genuínas, essa marca já atrai shoppers com essa mesma personalidade. Ao acionar os movimentos da Black Friday, a marca precisa se manter fiel ao seu posicionamento de forma clara e mantendo a clareza para não confundir os seus consumidores”, completa.

Por isso, Karina indica que o maior desafio para as marcas na Black Friday é manter esse posicionamento próprio e não ser levado pelo movimento geral do mercado. “É importante saber ativar as promoções utilizando das simbologias que estão dentro do posicionamento da marca, evitando confundir os consumidores e até mesmo se apagar dentre tantas marcas que acabam falando no mesmo tom e não se destacam entre si”, finaliza.

**Crédito da imagem no topo: Reprodução

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