Indique uma Preta analisa inclusão de mulheres negras

Buscar

Indique uma Preta analisa inclusão de mulheres negras

Buscar
Publicidade

Marketing

Indique uma Preta analisa inclusão de mulheres negras

Insegurança e subrepresentação levam mulheres negras à “super performance”, tentativa de entregar um trabalho acima das expectativas para transpor o preconceito


3 de novembro de 2020 - 13h00

51% das entrevistadas afirmaram que receber promoções foi difícil ou muito difícil nos últimos anos (Crédito: FGTrade/iStock)

A consultoria Indique Uma Preta e a empresa de pesquisa Box1824 lançaram a pesquisa “Potências (in)visíveis: a realidade da mulher negra no mercado de trabalho”, um levantamento sobre a inclusão de mulheres negras no mundo corporativa. O objetivo do estudo é reforçar os efeitos positivos de ambientes de trabalho mais diversos e identificar os entraves que barram a inserção e promoção de profissionais negras no mercado de trabalho.

O estudo foi desenvolvido a partir de dados qualitativos coletados em grupos de discussão, entrevistas com especialistas, pesquisa de futuro e dados quantitativos, coletados via pesquisa online realizada com mais de mil mulheres negras de todo o país pela plataforma MindMiners. A pesquisa foi realizada entre março e setembro de 2020, já dentro do contexto da pandemia da Covid-19. O ponto de partida do projeto foi entender por que, apesar de representarem a maior força de trabalho no país, a população negra segue subrepresentada no mundo corporativo.

Segundo o estudo, a falta de oportunidades de crescimento profissional é a principal causa de insatisfação das mulheres negras. Questionadas, 51% das entrevistadas afirmaram que receber promoções foi difícil ou muito difícil nos últimos anos, 37% se disseram insatisfeitas ou muito insatisfeitas com esse fator, e 54% das mulheres negras de classe CDE afirmam que o reconhecimento profissional é difícil ou muito difícil.

As profissionais também relatam falta de segurança, o que as faz questionar suas habilidades com frequência. De acordo com o levantamento, 44% se sentem inseguras para acreditar no seu potencial e trabalho, 42% temem se posicionar ou falar em espaços coletivos, 41% têm a qualidade de vida alterada (sono, ansiedade, bem estar), e 32% fazem alterações compulsórias sobre a estéticas para se adequar à espaços de trabalho. Essa insegurança leva a as mulheres negras a uma busca pela “super performance”, uma tentativa de entregar um trabalho acima das expectativas para transpor o preconceito.

Essa sobrecarga gera prejuízos físicos e mentais nas profissionais. 44% as mulheres de classe CDE que consideram a qualificação profissional difícil ou muito difícil. Apesar disso, as entrevistadas pretendem continuar se aprimorando: 43% pretendem voltar ou continuar a estudar; 31% querem fazer cursos específicos de capacitação em sua área; e 33% desejam buscar melhores condições de trabalho.

Apesar do aumento das iniciativas de diversidade e inclusão, os preconceitos e dificuldades enfrentados pelas profissionais estão marcados nas hierarquias das empresas. O levantamento aponta que 72% das mulheres negras não foram lideradas por outras mulheres negras nos últimos cinco anos de trabalho, contra 28% que foram. De todas as entrevistadas, nenhuma é CEO e apenas 2% é diretora no atual trabalho, contra 3% de gerentes, 3% de supervisoras/coordenadoras, 3% de sócias/proprietárias, 8% de analistas, 18% de administrativo/operacional, 23% de assistente/auxiliar e 5% de estagiários/trainees.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas