Jovens estão gostando mais de promoções

Buscar

Jovens estão gostando mais de promoções

Buscar
Publicidade

Marketing

Jovens estão gostando mais de promoções

Pesquisa da MKT House indica que público mais novo começou a se importar mais com promoções, especialmente quando são de retorno imediato


4 de agosto de 2021 - 14h50

A faixa etária de pessoas que gostam e participam de promoções começou a aumentar, se expandindo para o público mais jovens, que antigamente não se importavam tanto com isso. Essa é uma das conclusões de uma pesquisa realizada pela MKT House Lab, núcleo de inteligência e inovação da agência de live marketing MKT House, em parceria com o Portal da Promo, para entender o relacionamento dos brasileiros com as promoções. A pesquisa foi realizada com 1.023 pessoas através de um questionário com 22 perguntas enviado por e-mail, através do SurveyMonkey.

Dentre os dados apresentados pela pesquisa, o que mais chamou a atenção foi a enorme adesão dos jovens, o que está sendo encarada como oportunidade para a indústria: 48% das pessoas de 18 a 34 anos participaram de ao menos uma promoção entre janeiro e maio deste ano. “Temos um histórico de participação e interesse por promoções maior das donas de casa, ou pessoas com mais de 35 anos. Os jovens não são muito presentes. Então, quando vimos essa faixa etária como grande interessada e participante, foi uma grande surpresa e insight positivo”, explica Francini Cardinale, diretora de planejamento da MKT House.

Um dos números mais expressivos da pesquisa é que 97% das pessoas afirmam gostar de participar das promoções. Principalmente quando a premiação é instantânea. Ainda mais quando se trata do público jovem, a mecânica que traga dinheiro imediato é a mais atrativa.

Uma das características mais importantes dos prêmios que mais atraem os participantes são os instantâneos (Créditos: Divulgação)

“Um ponto é a questão da frequência, quando falamos de milhares de prêmios para se ganhar, o que dá uma percepção maior de se conseguir ganhar para o consumidor. Além da questão da relevância, as empresas precisam oferecer prêmios que atendam mais as vontades e os desejos das pessoas”, conta a diretora.

Mas para ela, o principal ponto de como pode-se atrair pessoas a participarem das promoções, é a forma da comunicação. “Não basta apenas fazer uma promoção. Tem que fazer algo parrudo. Tem que integrar a jornada do consumidor no ambiente digital e físico”, indica.

Em comparação com outra pesquisa feita pela empresa, no começo de 2020 e da pandemia do novo coronavírus, outro ponto que divergiu foi a premiação desejada pelos participantes. “No começo da pandemia, vimos que o dinheiro e a qualidade de vida vinham muito fortes. E quase um ano depois, a nova pesquisa mostra como a casa é a preferência para todas as faixas etárias. Atribuímos isso a ressignificação dela para todas as idades. Agora a casa é vista como lazer e local de trabalho”, comenta Francini.

Francini Cardinale, diretora de planejamento da MKT House (Créditos: Divulgação)

Outro prêmio que veio forte foi a viagem como um desejo imediato do ganhador, visto como a vontade do brasileiro de sair de casa e fugir dos problemas que a pandemia tem causado.

Além disso, olhando para um recorte de gênero, a pesquisa apontou que o carro como premiação é o favorito para os homens, enquanto as mulheres optam pelo dinheiro. Mas o que isso significa para o mercado publicitário das promoções?

De acordo com Francini, o protagonismo da promoção mudou. “Antigamente, a promoção vinha como algo muito pontual. Agora, vem como uma estratégia, muito mais que girar ponteiro, mas, sim, poder se relacionar e gerar conteúdo e experiência, subindo de patamar. Há um olhar diferenciado das marcas para com a promoção”, afirma

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    No Brasil, percentual já é de 70% do orçamento e companhia explora suas vertentes com cautela e pensamento estratégico, segundo Aude Gandon, chief marketing and digital officer global

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia