Mídia

Rede Globo cria laboratório de ideias

Depois das experiências de canais pagos, emissora lança Globo Lab para encontrar novos roteiristas

i 10 de novembro de 2015 - 7h30

Em tempos de dispersão de mídias e atenção, não basta colocar histórias no ar: agora, o conteúdo tem de ser muito bom. Em busca de narrativas interessantes e adequadas para o ambiente digital, a Rede Globo abre, nesta segunda-feira, 9, inscrições para seu primeiro laboratório de criatividade, o Globo Lab.

Em meio a jovens escritores, roteiristas, criadores e estudantes de cinema, rádio e TV, a emissora quer encontrar ideias inovadoras. A melhor delas será transformada em uma websérie para o portal de entretenimento da emissora, o Gshow. “Queremos ampliar o relacionamento com a nova geração de produtores independentes, que arrisca. Torcemos para que o Globo Lab sirva de inspiração e abra outras janelas”, diz Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo. As inscrições podem ser feitas até janeiro de 2016 no site do Globo Universidade.

Conexão criativa
A obrigação de respeitar à cota da Lei nº 12.485, somada à necessidade de atrair audiência, resultou em outra novidade: parcerias. Os canais de TV paga passaram a estimular encontros em eventos e concursos para garimpar talentos.

Um exemplo é o NetLabTV, que há três anos convida criadores, escritores e dramaturgos a desenvolverem ideias para séries brasileiras que serão exibidas em canais parceiros do projeto, como Discovery, Fox Internacional Channels Latin America (FIC), Sony, Turner Internacional do Brasil e Viacom. A iniciativa da Net, realizada pela Casa Redonda e pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), oferece consultoria de roteiros, estudo de casos e vídeos exclusivos com depoimentos de profissionais renomados.
 

A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1685, de 09 de novembro de 2015, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

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