Cresce investimento em narrativas interativas

Buscar

Cresce investimento em narrativas interativas

Buscar
Publicidade

Mídia

Cresce investimento em narrativas interativas

Depois da Netflix lançar seu quarto longa interativo, YouTube cria área dedicada a produções que colocam o usuário no centro das decisões


18 de abril de 2019 - 16h10

No início de abril, Ben Relles, antigo chefe de programação não-roteirizada do YouTube Originals, foi designado para o cargo de chefe de inovação da empresa, área que até então não existia. Suas principais funções são supervisionar produção de conteúdo interativo e especiais ao vivo. O time comandado por ele, de acordo com a Variety, irá focar em integrar ferramentas interativas na plataforma para criar maneiras do usuário interagir e participar do conteúdo.

 

Você Radical estimula o telespectador aprender sobre a natureza selvagem (Crédito: Divulgação/Netflix)

O anúncio mostra o primeiro passo da plataforma no investimento em narrativas interativas depois do sucesso do episódio Bandersnatch, da série Black Mirror, disponibilizado na Netflix no final de 2018. Mais recentemente, o streaming estreou o filme Você Radical, também interativo. A empresa ainda tem duas produções infantis com a mesma tecnologia.

De acordo com Marcio Canosa, diretor de eSports da Ubisoft para América Latina, o YouTube tenta se diferenciar conforme avançam e se multiplicam os concorrentes. “Os conteúdo interativos são um reflexo do tamanho e importância do mercado de games, que oferece experiências mais imersivas de entretenimento do que somente o vídeo. É curioso perceber como Bandersnatch narra de forma interativa a história de um desenvolvedor de videogames, justamente porque a interatividade é intrínseca a essa mídia”, diz o executivo.

O mergulho da interatividade também reflete uma mudança cultural na audiência que segue em busca de controle, diz Fernando Palacios, especialista em storytelling transmídia e fundador da Storytellers Brand ‘n’ Fiction. Com a multiplicação dos canais na TV paga, o usuário passou a ter cada vez mais escolhas sobre sua programação e, portanto, maior controle sobre o conteúdo. “Se formos analisar a história das narrativas, elas eram muito lineares e a audiência em si não opinava muito, ficava passiva. É óbvio que tivemos alguns experimentos como o Você Decide na Globo e em livros. Mas a grande linha narrativa interativa é o videogame, o RPG, em que, dependendo da sua performance e escolha, você tem um desfecho diferente. O consumidor é o protagonista daquilo que ele paga para consumir”, explica Fernando.

Terceira força
Para Fernando, o terceira grande player a investir no formato depois de YouTube e Netflix será a Amazon, já que a empresa investe bastante em tecnologia e é um serviço pago, o que pressupõe maior capital para a produção. Um roteiro de cinema, por exemplo, tem cerca de 115 páginas. Já um roteiro de videogame, que tem natureza interativa, tem cerca de duas a três mil páginas para a criação de uma história ramificada. Para Marcio Canosa, a quantidade de produções interativas nessas plataformas ainda não é significante para gerar concorrência e o crescimento vai depender da equação entre investimento e consumo.

A publicidade também pode liderar caminhos nesse formato. “A narrativa interativa é uma possibilidade muito grande para fazer um anúncio interessante, como branded content. Como produções interativas demandam mais força de trabalho, tempo de produção e de roteiro e dinheiro, haverá mais demanda do que oferta de conteúdo nesse sentido. A publicidade tem mais dinheiro do que o entretenimento e as marcas tem como produzir mais rápido”, argumenta Fernando.

O grande investimento é um dos impeditivos de uma possível expansão da interatividade na indústria audiovisual, mas o comportamento do consumidor também pode ser um obstáculo. O público brasileiro, por exemplo, costuma consumir entretenimento mais pelo aspecto social do que o conteúdo propriamente dito, segundo Fernando. É como se uma série ou um filme fossem principalmente uma desculpa para começar ou participar de um bate-papo ao vivo ou nas redes sociais.

Ainda assim, o especialista crê que há uma demanda latente pelo conteúdo que irá acolher as narrativas interativas conforme elas forem sendo desenvolvidas, principalmente pelo aspecto emocional de estar envolvido nas decisões e na construção da história. “Nós aprendemos a flertar e negociar assistindo filmes, seriados, livros, porque aprendemos a partir da experiência do outro. E o interativo alça isso de patamar, porque não é um personagem, é você. O efeito é de catarse mesmo. Essa é a grande vantagem do interativo”, defende.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Netflix

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    TikTok se une ao Rock in Rio para levar público ao festival

    Plataforma convida usuários a postarem conteúdo sobre o festival; os autores dos mais criativos ganharão ingressos para o evento

  • Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Instagram alcança 2 milhões de apoiadores em ‘Assinaturas’

    Com o comunicado, o Instagram anuncia também stories com teasers para não-assinantes e outras ferramentas em fase de testes