Instagram libera vídeos na horizontal para o IGTV

Buscar

Instagram libera vídeos na horizontal para o IGTV

Buscar
Publicidade

Mídia

Instagram libera vídeos na horizontal para o IGTV

Novo formato pretende impulsionar o fluxo de conteúdo na plataforma e viabilizar monetização


24 de maio de 2019 - 15h30

 

Plataforma vai aceitar vídeos em formato paisagem (Crédito: Reprodução)

Por Ilyse Liffreing, do AdAge

Há um ano, quando o IGTV foi lançado, seu maior diferencial entre os concorrentes era o formato de vídeo vertical. Mas, agora, com a competição no mundo dos streamings, a plataforma está diversificando sua estratégia. Na quinta-feira, 23, a companhia anunciou que vai habilitar a plataforma a receber vídeos na horizontal.

Anunciantes acreditam que a medida é um passo em direção à monetização da ferramenta, que se mantém sem anúncios desde seu lançamento. “Adicionar o vídeo horizontal deve aumentar a criação de conteúdo, o que pode trazer mais visualizações e maior conteúdo. O aumento dos usuários deve significar maior viabilidade para o IGTV como uma plataforma que comporte publicidade”, diz Jack Appleby, diretor de estratégia criativa na Midnight Oil, que tem clientes como Spotify e Activision. “Pedir para os usuários do Instagram produzirem vídeos longos em formato vertical nunca iria funcionar. É demais querer um conteúdo que não pode ser reaproveitado em outro lugar”.

Produzir e filmar conteúdo separadamente para o IGTV tem sido difícil para as marcas. Devido ao custo e tempo extras envolvidos na produção de vídeos na vertical, muitas marcas, publishers e influencers têm simplesmente reciclado conteúdo de outros lugares – incluindo vídeos horizontais do YouTube, sabendo que o conteúdo forçaria os usuários a virarem seus telefones para assistir. Outros têm refilmado o material usado em outros canais.

Ashley Yuki, líder de produto do IGTV, disse ao AdAge que a mudança aconteceu a partir de pedidos de criadores de conteúdo e usuários que desejam inserir seus vídeos em paisagem.“O IGTV deveria ser a casa para bons conteúdos, não importa como ele é filmado”, afirma Yuki. “Permitindo o formato paisagem, estamos removendo barreiras de produção relatadas pelos criadores para ajudar o fluxo de criatividade na plataforma”. A executiva não quis compartilhar possíveis planos de monetização.

Toni Box, diretor de grupo de mídias sociais e conteúdo na ForwardPMX, afirma que o movimento do IGTV é “um alinhamento natural à forma com que a maioria das pessoas é acostumada a consumir vídeo”. Ela ainda acrescentou que, ao passo que, a capacidade de postar no IGTV se torne mais fácil, existe a possibilidade de que marcas e influenciadores postem o conteúdo de vídeo horizontal que eles já têm, com o objetivo de apenas ocupar a plataforma sem preocupação com a experiência do usuário.

Anunciantes acreditam que o IGTV possui alternativas para fazer muito dinheiro. Já para Appleby, falta uma tecnologia de busca na ferramenta, fazendo com que seu conteúdo seja visto apenas pelos seguidores originais da conta, dificultando a atração de verbas de mídia fora do YouTube.

David Armano, diretor de estratégia global na Edelman, analisa que a entrada do vídeo horizontal no IGTV “é um pequeno passo que provavelmente vai fazer criadores de conteúdo e seus times de produção felizes. Dessa forma, mais conteúdo de qualidade será elaborado, o que teoricamente leva à melhor monetização. É um movimento planejado”.

 

*Tradução: Taís Farias

**Crédito da foto no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo