Mídia
WhatsApp anuncia medidas para combater informações falsas
Plataforma do Facebook lança hub de informações oficiais sobre o novo coronavírus e destina US$ 1 milhão para Rede Internacional de Verificação de Fatos
Plataforma do Facebook lança hub de informações oficiais sobre o novo coronavírus e destina US$ 1 milhão para Rede Internacional de Verificação de Fatos
18 de março de 2020 - 15h00
Junto com a Organização Mundial da Saúde, Unicef e PNUD, o WhatsApp anunciou nesta quarta-feira, 18, o lançamento de um hub de informações sobre o novo coronavírus. Aliado a essa iniciativa, o aplicativo de mensageria do Facebook irá doar US$ 1 milhão à Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) do Instituto Poynter.
WhatsApp entende que muitos usuários estão recorrendo ao aplicativo para contatar conhecidos e médicos (Crédito: Bombuscreative/iStock)
A plataforma visa dar informações oficiais e orientar profissionais da saúde, educadores, líderes comunitários, organizações sem fins lucrativos, governos e empresas locais e oferecer dicas para evitar disseminação de informações falsas sobre a doença. Dentre as dicas, estão sugestões de como aproveitar o recurso de grupos na rede para distribuir fatos e orientar esforços locais. O WhatsApp também comunicou estar se esforçando para criar linhas de comunicação direta para uso da OMS e a Unicef.
“Sabemos que nossos usuários estão usando o WhatsApp mais do que nunca neste momento de crise, seja para se conectar a amigos e entes queridos, médicos e pacientes ou professores e estudantes. Queríamos fornecer um recurso simples que possa ajudar a conectar pessoas no momento”, declarou Will Cathcart, CEO do WhatsApp, em nota.
Já a doação visa apoiar a #CoronaVirusFacts Alliance, projeto que leva fatos certificados para comunidades locais para evitar rumores prejudiciais. De acordo com Baybars Orsek, diretor da IFCN, a parceria pode ajudar a iniciativa chegar a um público maior. Atualmente, a Rede Internacional de Verificação de Fatos opera em 45 países. Para isso, o WhatsApp disponibilizará recursos avançados do WhatsApp Business.
**Crédito da imagem no topo: Christian Wiediger/Unsplash
Compartilhe
Veja também
As estratégias das web rádios para conquistar o público
A proximidade com os ouvintes e um estilo mais descontraído são recursos que fazem com que as emissoras digitais entrem na briga pela atenção dos ouvintes e das marcas
Versão do Disney+ com publicidade chega ao mercado em dezembro
Novo serviço terá o valor de US$ 7,99 nos Estados Unidos, enquanto a versão premium, sem anúncios, custará US$ 10,99