Grupo Trace lança canal sobre cultura afro na TV paga

Buscar

Grupo Trace lança canal sobre cultura afro na TV paga

Buscar
Publicidade

Mídia

Grupo Trace lança canal sobre cultura afro na TV paga

Empresa de mídia francesa apresenta o Trace Brazuca, focado em conteúdo educativo e entretenimento protagonizado por criadores negros


22 de julho de 2020 - 15h36

Vídeo de divulgação do programa Trace Trends. (Crédito: reprodução)

O grupo de mídia Trace, de origem francesa, acaba de anunciar o lançamento do Trace Brazuca, canal sobre cultura afro-urbana. O canal estreia na TV paga no próximo sábado, dia 25, dia em que se comemora o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. 

A Trace desembarcou no Brasil em outubro do ano passado ao lançar o programa Trace Trends na TV aberta, na Rede TV, focado em entretenimento e cultura urbana. Nascida na França em 2003 como uma plataforma de entretenimento, a Trace começou em formato de revista impressa, até se consolidar como um canal multiplataforma hoje presente em mais de cem países.

O canal linear é mais um dos esforços do grupo no mercado brasileiro, chegando ao público em parceria com as operadoras Claro e Vivo. 

A programação do Trace Brazuca vai misturar entretenimento, com programação musical ligada a artistas negros e gêneros afro-urbanos,  e conteúdo educativo, como documentários e programas culturais produzidos no Brasil e importados de outras operações da Trace mundo afora.

“Nos Estados Unidos, os primeiros canais afro-americanos foram criados na década de 70, trazendo uma visão diferente sobre o que é a cultura periférica. A Trace é uma marca muito forte na Africa e agora estamos entrando com mais força no Brasil. Nossa ideia é ter um canal onde as pessoas negras possam ser vistas e terem suas histórias contadas de forma não-caricata”, explica AD Junior, head de marketing da Trace.

A ideia é também contemplar movimentos culturais e pautas de diferentes locais do Brasil. “Para projetarmos uma sociedade menos racista, precisamos consumir conteúdos que normalizem a vivência dos negros na sociedade”, acrescenta.

A programação do Trace Brazuca terá curadoria de Kenia Sade e Carina Brito. Já a operação da Trace continua comandada pelo CEO José Papa Neto, ex-CEO do Cannes Lions e responsável por trazer a Trace ao Brasil no ano passado. 

Monetização e projetos futuros

O canal será monetizado com publicidade e, de acordo com José Papa, a Trace também busca marcas parceiras para o desenvolvimento de projetos especiais. “Temos conversado com as maiores marcas do país. Estamos pensando em programas originais e apresentando para o mercado, desde projetos de teledramaturgia, programas de entretenimento e outras parcerias de conteúdo”, afirma. 

Enquanto isso, o programa Trace Trends segue sendo exibido na TV aberta, na Rede TV, e estreia sua terceira temporada, abordando temas como empreendedorismo, música e arte afrobrasileira.

O grupo também conta com um serviço de conteúdo sob demanda exclusivo, o aplicativo Trace Play, que funciona em um modelo de assinatura e ainda não foi lançado oficialmente. Já os conteúdos do Trace Brazuca podem ser acessados pelos assinantes da Vivo pelo Vivo Play, e também no aplicativo Now, da Claro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também