“Erros das marcas nascem da falta de novas referências”

Buscar

“Erros das marcas nascem da falta de novas referências”

Buscar
Publicidade

Mídia

“Erros das marcas nascem da falta de novas referências”

Ex-head de marketing da Lab Fantasma, Felippe Guerra assume como head comercial e projetos da Trace Brasil e reforça o papel da cultura afrourbana


30 de outubro de 2020 - 6h00

Egresso da Lab Fantasma, holding de música e moda dos irmãos Fióti e Emicida, onde atuava como head de marketing, Felippe Guerra assume como head comercial e projetos da Trace. A filial brasileira do grupo de mídia global que tem em seu DNA a cultura afrourbana foi criada em outubro do ano passado e prevê, em 2021, a criação das verticais Trace Trends & Brazuca, Trace Academia e Trace Plus.

“O Brasil é um país com uma das maiores diversidades culturais do planeta. Temos um target que consome R$ 1,7 trilhão sem ser realmente representado”, afirma Felippe. Em entrevista ao Meio & Mensagem, ele reforça o papel da cultura afrourbana e reforça a necessidade de as marcas buscarem novas referencias culturais. Empreendedor, Felippe é cofundador da RangoTV e da Snacklicious Foods, com passagens pelas áreas de marketing de multinacionais como Asics, Adidas e Puma Group, além de colunista do ProXXIma.

Meio & Mensagem – Qual o potencial da cultura afro urbana e como ela pode servir de inspiração para as marcas?
Felippe Guerra – Se olharmos a história da cultura pop global dos últimos 50 anos, veremos em quase todos os momentos a influência da cultura afro. Seja na moda, na música ou em praticamente todos os aspectos do ecossistema de entretenimento. Agora, some isso a uma população que não se vê representada, que não vê o que chamo de  “Brasil Real”, na TV, no cinema e muito menos na publicidade, mas é a maioria no país e  consome R$ 1.7 trilhões, mesmo com um mercado que oferece pouquíssimas opções de serviços e produtos que dialoguem direto com ela. É uma cultura que pauta a diversidade e a pluralidade brasileira de forma legítima com um potencial que vai muito além das comunidades.

M&M – Como transformar esse potencial em oportunidades de produtos mas de forma legítima?
Guerra –
Sendo genuíno na construção de sua narrativa e desenvolvimento de produtos. E isso só se consegue ao sair das nossas usuais bolhas e trocar informações com os jovens nas ruas, observar muito e o principal que é trabalhar com um time realmente diverso. Backgrounds diversos levarão à idéias originais que vão certamente gerar bons resultados.  O mercado Brasileiro vai muito além de São Paulo, e  como o que estamos construindo é algo que busca falar com toda população brasileira, acredito que temos muitas oportunidades de aliar bom conteúdo e resultados impactantes aos nossos parceiros anunciantes.

M&M-Quando falamos de collabs de marcas tradicionais e coletivos e artistas, quais os cuidados e pontos de atenção?
Guerra –
Acredito que o principal deles é realmente dar valor e espaço criativo a esses artistas e novos talentos. Não é porque normalmente eles vêm de uma realidade financeira desfavorável que o trabalho deva valer menos e do lado criativo, é preciso que eles tenham liberdade real para apresentar suas ideias e criar de forma original e legítima.

M&M -Qual o papel da cultura afrourbana em educar nossa sociedade contra o racismo e qual a importância de que esse tema ganhe cada vez mais projeção?
Guerra –
Muitos dos erros que vemos atualmente algumas marcas cometerem  acontecem principalmente por falta de outras referências culturais além daquelas que vêm sendo mostradas no mainstream e essa invisibilidade serve de combustível para aumentar essa falta de referência e valorização. De um lado você tem uma população que aprendeu que tudo que é europeu é incrível e de outro pessoas que nunca se viram representadas e, com isso, têm dificuldades de se reconhecer e estabelecer conexões positivas. Ao darmos referências sócio culturais mais amplas todos os lados sairão vencedores.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital