Minha Vida completa 15 anos com reforço do hard news

Buscar

Minha Vida completa 15 anos com reforço do hard news

Buscar
Publicidade

Mídia

Minha Vida completa 15 anos com reforço do hard news

Em meio a maior busca por conteúdo sobre saúde e bem-estar, portal molda estratégia de redes sociais para a captação de audiência


28 de abril de 2021 - 12h35

A pauta da preocupação com saúde e qualidade de vida nunca esteve tão em alta. O portal Minha Vida, especializado no assunto, completa 15 anos durante o momento mais crítico da pandemia no Brasil. O período conturbado, que já dura mais de um ano, fez com que a internet fosse um dos principais canais de busca por informações e notícias e, em meio à crescente de fake news no País, o Minha Vida adaptou conteúdo voltado à cobertura da Covid-19 e trabalhou no combate às notícias falsas. 

 

Portal de saúde precisou se adaptar à demanda de informação da pandemia (Crédito: Rudi Suardi/iStock)

Fernanda Benício, diretora da Webedia Life – que adquiriu o Minha Vida em 2017 – afirma que no início do ano passado, quando a pandemia surgiu no País, o portal contava com uma equipe específica para realizar a cobertura das atualizações da nova doença. Ela acrescenta ainda que o trabalho de apuração das informações foi facilitado, uma vez que a redação já tinha acesso a especialistas, como infectologistas, além de assessorias de imprensa de hospitais. 

“No começo foi bem desafiador porque tinha muita notícia e era um volume muito grande de informação que a gente tinha que correr atrás”, lembra a diretora. “Agora, eu montei o nosso modelo tradicional de produção de conteúdo e ainda mantendo o coronavírus como pauta, porque é o principal”, completa. Desde o surgimento, há 15 anos, o Minha Vida trabalha com a elaboração de pautas “evergreen”, ou seja, que nunca envelhecem. 

Temas relacionados a doenças como a diabetes, por exemplo, contam com atualizações periódicas conforme novidades acerca do tratamento ou eventuais descobertas surjam – nada comparado ao imediatismo das hard news que a pandemia demanda.

Relação com anunciantes

A maior parte da produção de conteúdo do Minha Vida é direcionado pelo SEO. Fernanda Benício conta que, nos primeiros meses de 2020, o portal teve que lidar com a volatilidade do interesse dos usuários em assuntos relativos à saúde, além de mudanças nos algoritmos do Google no combate às fake news e diversos outros critérios que guiam a ferramenta. Palavras-chave relacionadas à imunidade – como a vitamina D e formas de evitar a Covid-19 – ditaram ações produzidas pela redação. Além disso, a pauta da saúde mental teve procura mais alta, o que fez com que a parceria com o Purebreak, site voltado ao público jovem, fosse acelerada: hoje, há um canal que integra os dois portais e que trata do assunto.

Tal critério foi fundamental para a atração de novos anunciantes. Em dezembro do ano passado, quando as vacinas começaram a virar uma realidade no Brasil, o Minha Vida foi procurado por empresas do segmento para realizar anúncios na plataforma e divulgar vacinas para outras doenças. A diretora da Webedia Life salienta ainda que diversos outros anunciantes buscaram informações sobre os tópicos em alta. Naturalmente, o site já conta com anunciantes da indústria farmacêutica e de personal care. 

Presença em redes sociais

“No começo, as redes sociais não tinham o peso que elas têm hoje. A gente não tinha uma equipe de social media dedicada e com tempo”, diz Fernanda, referindo-se à presença digital do portal nos primeiros anos de existência. Porém, a realidade mudou e, atualmente, as estratégias de mídia do Minha Vida são pautadas na captação de acessos através das plataformas. Segundo ela, o posicionamento do portal diz respeito à aquisição de audiência, em que a prioridade é dada às redes sociais que permitem levar público ao site, como o Pinterest. 

“Como o nosso conteúdo é muito relacionado a credibilidade, autenticidade e é um conteúdo mais sério, essas plataformas que vão para o lado muito de entretenimento e relacionamento mesmo  (como TikTok e Snapchat), acabam não tendo muito espaço para o nosso modelo de conteúdo”, comenta Benício. Para este ano, investimentos serão voltados à iniciativas de produção de vídeos para o YouTube e Facebook, plataformas nas quais o consumo de conteúdo é local. Além disso, o Minha Vida continuará tratando de assuntos relacionados à família, com informações sobre gravidez e relacionamentos, por exemplo. 

“As pessoas pararam de se preocupar com a longevidade no sentido de viver mais, mas elas começaram a se preocupar com a longevidade no sentido de viver bem”, diz. “Elas querem envelhecer com saúde e ter uma vida plena. Vimos essa crescente de interesse e é importante pra gente completar quinze anos no momento em que as pessoas realmente estão olhando mais para isso”, completa a diretora. 

*Crédito da imagem do topo: audioundwerbung/iStock

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura