Estudo alerta sobre intolerância religiosa nas redes sociais

Buscar

Estudo alerta sobre intolerância religiosa nas redes sociais

Buscar
Publicidade

Mídia

Estudo alerta sobre intolerância religiosa nas redes sociais

Eixo Benguela, coletivo de diversidade racial da Ogilvy, monitorou menções a termos ofensivos feitos entre 2016 e 2022


21 de janeiro de 2022 - 17h01

Umbanda e candomblé estão entre as religiões de matrizes africanas que sofrem ataques nas redes (Crédito: joa-souza/shutterstock)

Expressões como “volta para o mar oferenda” e “chuta que é macumba”, que caíram no vocabulário brasileiro representam, em sua origem, a intolerância religiosa que existe no País. Nas redes sociais, os termos foram citados 31.164 e 53.742 vezes, respectivamente, evidenciando o preconceito para com religiões de matrizes africanas, como candomblé e umbanda, por exemplo.

A informação foi coletada por meio do levantamento “Intolerância Religiosa e seus Reflexos nas Redes Sociais”, feito pelo coletivo de promoção de diversidade racial da Ogilvy Brasil, o Eixo Benguela.

A data escolhida para a apresentação do estudo proposital. Nesta sexta-feira, 21, é celebrado o Dia de Combate à Intolerância Religiosa que, conforme indica o relatório, foi criado em 2007 e ainda é pouco difundido no Brasil, nação marcada pela violência e discriminação. Segundo dados abertos do Disque 100, referentes ao segundo semestre de 2020, 62% dos boletins de ocorrência ligados a crimes de intolerância religiosa foram registrados por pretos e pardos e 37% são relacionados ao candomblé ou umbanda. O coletivo utilizou a Sprinklr, ferramenta que conta com o módulo de Quick Search para monitorar as plataformas digitais com dados que compreendem o período de 2016 a 2022. 

Um dos destaques da pesquisa é a análise da Nuvem de Palavras gerada a partir dos termos mais frequentes relacionados ao tema nas redes sociais. No conglomerado, aparecem conceitos como “racismo” e “crime”, mas também outras palavras como respeito e “direitos”. Entre outras ofensas, violências e ataques, a curadoria mostra que “macumba” tem um dos maiores números de menções, com mais de 8 milhões, enquanto “macumbeiro (a)” aparece mais de 1 milhão de vezes — vale ressaltar que nem sempre ambos são mencionados de maneira negativa, uma vez que os seguidores de tais religiões utilizam os termos para auto denominação. 

O ódio pode ser também visto em comparações entre Exú e o demônio (31 mil menções) e entre religiões de matriz africana e o satanismo (9 mil menções). Já em relação à violência em si, a invasão, depredação, agressão e ameaça a mães, pais de santo e terreiros surge mais de 47 mil vezes. 

Para além de palavras, o monitoramento também se atentou aos emojis utilizados em conversas sobre religiões de matriz africana. Para se referir ao “atabaque” ou ao sacerdote “Ogan”, o tambor foi usado por 2.090 vezes, enquanto o símbolo de pomba branca foi mencionado em mais de mil conversas como referência à Oxalá. Já Oxossi, outra divindade, foi representado pelo emoji de arco- flecha. Iansã, Oxumaré e Exu foram ilustrados por figuras de raio, arco-íris, e tridente e cartola, respectivamente. 

Nancy Silva, gerente de estratégia de conteúdo da Ogilvy, alerta que a maioria das conversas sobre intolerância religiosa na internet são estimuladas por notícias ou situações envolvendo violência, ataques e crimes, sobretudo, em relação às religiões de matriz africana. O relatório traz exemplos de manchetes jornalísticas que indicam intolerância religiosa como “Anitta é atacada após publicar foto com pai de santo em rede social” e “Relatório da CPI da intolerância religiosa da Alerj sugere criação de força-tarefa”. 

“A proposta com o estudo é trazer a conversa de forma construtiva e educativa, inspirando uma troca mais respeitosa e empática. A fé é uma escolha muito íntima e um direito que deve ser exercido de forma livre, como é assegurado pela constituição”, acrescenta a executiva. “O Dia de Combate à Intolerância Religiosa nunca foi debatido como data de reflexão.  Até porque descobrimos através do interesse das pessoas em buscas no Google que há muita dúvida para entender o termo ‘intolerância religiosa’”. 

*Crédito da imagem do topo: supakritleela/shutterstock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses