Meta usa metaverso como vitrine em Cannes

Buscar

Meta usa metaverso como vitrine em Cannes

Buscar
Publicidade

Mídia

Meta usa metaverso como vitrine em Cannes

Big tech criou representação virtual do festival para reunir agências e anunciante e mostrar suas ambições no universo online


23 de junho de 2022 - 10h45

Meta aposta no Horizon Worlds para criar seu universo (Crédito: Reprodução)

Por Garett Sloane, do AdAge

Nicola Mendelsohn, vice-presidente do grupo de negócios globais da Meta, está em Cannes, no Cloud Island. Cloud Island é o nome dado ao Cannes virtual, criado pela Meta. A plataforma foi construída como a principal vitrine de marketing no metaverso para o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, onde os avatares podem jogar vôlei e conhecer a versão online da Riviera Francesa.

Por dois anos consecutivos, Mendelsohn tem apresentado a virada da Meta para o metaverso, ajudando a liderar a presença da empresa em Cannes. No ano passado, o festival foi totalmente virtual. Com isso, a companhia teve que se reunir com marcas no Horizon Worlds, o aplicativo de jogos em realidade virtual (VR) disponível nos óculos Meta Quest e que, em breve, estará disponível em outras plataformas.

“Estamos construindo algumas áreas diferentes para que as pessoas possam ter uma experiência imersiva na Croisette”, disse Mendelsohn, sobre a Meta Cloud Island.

Croisette é a avenida que percorre a costa de Cannes. Repleta de hotéis e lojas históricas, a via é um dos ambientes familiares da cidade. Mendelsohn tem se reunido com a mídia, marcas e agências para explicar as ambições da Meta com o metaverso, que ainda são um enigma para muitos anunciantes. As marcas ainda estão tentando encontrar seu espaço entre o marketing em redes sociais, como Facebook e Instagram, para o mundo virtual.

Cannes tem sido um lugar onde a maioria das empresas está fazendo o seu melhor para mostrar aplicações práticas do metaverso. A Meta, em particular, tenta mostrar como poderia oferecer mundos digitais atraentes em VR para o commerce, dando aos anunciantes uma maneira de retornar seus investimentos no metaverso.“É realmente o lugar onde as pessoas estão se reunindo para ultrapassar os limites da criatividade”, disse Mendelsohn.

Em Cannes, a Meta também debate a realidade aumentada (AR), uma camada digital mais sutil, que as pessoas podem acessar por meio de câmeras de smartphone e os novos óculos inteligentes, como os que Meta projetou com Ray-Ban no ano passado. A AR não está apenas “fazendo um ótimo trabalho do ponto de vista de marca”, disse Mendelsohn, mas também impulsionando metas de funil inferior, como as vendas finais e outros resultados que as companhias precisam para mostrar que seu marketing está avançando.

Na terça-feira, 21, a Meta anunciou novas parcerias com grandes marcas, como a fabricante de guitarras Fender e a montadora Mini. A R/GA ajudou a projetar o Fender Stratoverse, lançado no Horizon Worlds. O mundo virtual da Fender é uma ilha em forma de guitarra. Para o CMO da companhia, Evan Jones, essa foi apenas a primeira incursão da empresa no metaverso. A ilha é pontilhada com palhetas de guitarra virtuais escondidas, criando uma caça ao tesouro colaborativa, onde os participantes pegam acordes para fazer música.

A  R/GA tem sido uma das principais empresas criativas no trabalho de ajudar as marcas a desvendarem possibilidades no metaverso. A agência também trabalha com o Creative Shop da Meta. A big tech, por sua vez, está apoiando uma lista de criadores de VR que ajudam as marcas a projetarem suas exposições digitais. A Fender, por exemplo, trabalhou com Ashley Briley, Matt Torres e Sammy Nu da VRinReview, disse Meta em seu anúncio.Enquanto isso, Mini desenvolveu o MINIverse, um jogo virtual de kart. Os jogadores podem personalizar seus veículos Mini para corridas.

Tradução: Taís Farias

Publicidade

Compartilhe

Veja também