Mídia
A versao americana da Al Jazeera
Rede de TV estreia sua versão em inglês na TV a cabo dos Estados Unidos prometendo exibir um tempo menor de breaks comerciais
Rede de TV estreia sua versão em inglês na TV a cabo dos Estados Unidos prometendo exibir um tempo menor de breaks comerciais
Meio & Mensagem
16 de agosto de 2013 - 10h18
A Al Jazeera América fará sua estreia na TV paga dos Estados Unidos no próximo dia 20 com menos comerciais do que os demais canais costumam colocar em sua grade. A rede promete exibir uma média de seis minutos de comerciais por hora, enquanto nos outros canais, esse tempo costuma ficar em torno de 15 ou de 17 minutos.
Segundo o CEO da rede, Ehab Al Shihabi – que apresentou o novo canal em uma coletiva de imprensa, nos Estados Unidos, a estratégia é viabilizada pelo fato de o canal estrear com alguns patrocinadores. Apesar da afirmação, ele não disse quais marcas são as apoiadoras do projeto.
O porta-voz da Al Jazeera América ainda disse que o principal objetivo da rede não serão os lucros, mas a entrega de notícias bem embasadas, dando menos espaço para alardes e para o universo das celebridades.
Para seguir essa estratégia inicial, no entanto, o canal terá de lidar com a demanda dos anunciantes, que podem exigir um tempo diferente de exibição no futuro, e também com uma certa impressão negativa que a Al Jazeera obteve entre os cidadãos norte-americanos, sobretudo após os atentados de 11 de Setembro. Na ocasião, a rede foi muito criticada por exibir vídeos e mensagens dos membros da Al Qaeda.
Essa não será, no entanto, a estreia da operação em língua inglesa da rede Al Jazeera no território norte-americano. A primeira operação do canal no País foi aberta em 2006, mas devido a problemas de distribuição, ele acabou ficando restrito somente à internet. A partir do dia 20, quando o canal estrear na TV a cabo, o streaming da Al Jazeera América será retirado do ar.
O CEO do canal também mostrou otimismo em relação ao mercado publicitário. Segundo ele, os anunciantes ficaram impressionados com a estrutura da Al Jazeera, o que acabou por retirar o possível estigma negativo da emissora.
A situação da rede ganhou um novo panorama no País após a compra da Current TV, canal que pertencia a Al Gore. Na negociação, feita em janeiro deste ano, a Al Jazeera teria desembolsado a quantia de US$ 500 milhões, tendo por objetivo ampliar seu espaço na televisão dos Estados Unidos. Desde então, a rede, sediada no Qatar, abriu 12 agências de notícias no país, além de estúdios em Nova York e em Washington DC.
O novo canal Al Jazeera América terá como presidente Kate O’Brien, que por mais de 30 anos foi executiva da ABC News. A estimativa é que, no cabo, o canal alcance um público de 50 milhões de domicílios.
Com informações do Advertising Age.
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