IVC muda critérios para valorizar digital
Instituto passa a mensurar circulação das edições impressas com mesmo peso das digitais, que antes eram limitadas a até 29%
Instituto passa a mensurar circulação das edições impressas com mesmo peso das digitais, que antes eram limitadas a até 29%
Meio & Mensagem
26 de fevereiro de 2014 - 9h55
Neste ano, o Instituto Verificador de Circulação (IVC) passa a considerar mais a participação das edições digitais em seus levantamentos.
Desde janeiro, mês em foi realizado o primeiro relatório de 2013, a mensuração já está seguindo três novas regras relacionadas ao peso da versão online, às especificações mais claras sobre os assinantes digitais e ao aumento do desconto máximo permitido – alteração que viabiliza a participação de veículos com assinaturas de menor valor.
Com a nova análise, a Folha de S.Paulo fica com o primeiro lugar no ranking do IVC, seguida pelo O Globo, Super Notícia e Estado de S.Paulo.
Antes do ajuste, que reflete o crescimento das edições digitais, o instituto mantinha um limite proporcional ao tamanho do jornal, que variava entre 18 e 29% do total. Agora versões impressas e digitais têm o mesmo peso, 50%.
A valorização das edições digitais está acompanhada de maior transparência na base de assinantes. Os veículos terão que mostrar informações sobre a quantidade de leitores que estão apenas no digital ou em assinaturas sobrepostas, além dos compradores de bancas e dos locais com maior número de assinantes.
Outra mudança apontada foi a elevação do desconto máximo permitido às assinaturas digitais, que passou de 70 para 85% do preço de capa. A nova regra está adaptada aos novos cenários, que por causa da redução dos custos de impressão e de distribuição, tornaram as assinaturas mais baratas.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, divulgada nesta quarta-feira 26, o reajuste dos critérios segue o que vem acontecendo nos Estados Unidos e na Europa. As novas regras foram acordadas em dezembro do ano passado.
Compartilhe
Veja também
Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes
Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio
Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA
Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies