45% das vendas online no Brasil envolvem dois ou mais dispositivos

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

45% das vendas online no Brasil envolvem dois ou mais dispositivos

Buscar
Publicidade

Notícias

45% das vendas online no Brasil envolvem dois ou mais dispositivos

Na jornada de compras multidispositivos, uma em cada quatro transações é iniciada pelo smartphone


31 de março de 2017 - 8h28

No ano passado, 45% das transações do varejo online no Brasil envolviam dois ou mais dispositivos, desde a primeira visita ao site até a conclusão da compra. Das vendas finalizadas por desktop, 23% foram iniciadas pelo smartphone. Enquanto que das concluídas pelo telefone, 44% tiveram início via computador. Independente do dispositivo de finalização, uma em cada quatro transações começou pelo smartphone.

Esses dados fazem parte do relatório O E-commerce na Era Cross-Device, da Criteo (NASDAQ: CRTO), líder global de tecnologia especializada em publicidade digital e marketing de performance. O estudo analisou 1,7 bilhão de transações online de mais de 3,3 mil empresas de e-commerce ao redor do mundo, ocorridas em 2016.

“O comércio multidispositivos chegou para ficar. Ser capaz de mensurar adequadamente a jornada de compra pode ser vital para aumentar a conversão. Os varejistas que usam uma análise convencional, voltada para dispositivos e que não leva em conta o engajamento dos consumidores, podem perder oportunidades. As análises devem focar no usuário”, afirma Fernando Tassinari, diretor da Criteo no Brasil.

De acordo com a pesquisa, a aplicação de modelos apropriados de mensuração multidispositivos nos Estados Unidos revelou que as jornadas dos compradores são 41% mais longas, em comparação ao que é indicado pelos modelos de visão parcial. No Brasil, a análise voltada aos usuários na medição multidispositivos mostrou taxas de conversão 1,5X maior que as observadas nos modelos tradicionais.

Por dentro do cenário brasileiro de compras online

– A preferência dos brasileiros por cada dispositivo varia ao longo dia: o desktop é mais usado em horário comercial, enquanto o mobile tem mais aderência no início da manhã.

– Quase um quarto de todas as compras online no Brasil já é feito via mobile, o que representa um crescimento anual de 26%.

– O uso de smartphones teve um crescimento de 40% e, atualmente, uma em cada cinco compras online é feita por smartphone. Já a utilização de tablets para esse fim caiu 25%.

– Para cada R$ 100 gastos via desktop, são gastos R$ 83 via smartphone, o que representa um crescimento de 34% em relação a 2015. Já as transações feitas via tablet giram em torno dos R$ 96.

– No ano passado, as transações feitas por Android tiveram crescimento de 36%, enquanto iOS  teve aumento de 56%. Apesar disso, o sistema Android manteve sua liderança em relação ao iOS.

Clique aqui para acessar o relatório completo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também