Consumidores 2019: básicos, conscientes e instantâneos

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Consumidores 2019: básicos, conscientes e instantâneos

Relatório da Euromonitor aponta as as tendências emergentes deste ano que abordam os novos valores e hábitos dos consumidores e como este novo comportamento está afetando os negócios globalmente


15 de janeiro de 2019 - 16h36

Estudo aponta mudanças no comportamento do consumidor (crédito: Vergani Fotografia/iStock)

Consumidores mais velhos querendo ser tratados como jovens, a busca por experiências autênticas e produtos de maior qualidade, e a alegria de não participar de algo (Jomo) substituindo o medo de perder alguma coisa (Fomo). Estes são alguns dos destaques do relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2019, apresentado pela Euromonitor International.

“A inteligência é o fio condutor que une todas as tendências em 2019. Em um mundo cheio de opções, as necessidades e desejos dos consumidores estão mudando rapidamente”, disse Gina Westbrook, diretora de estilos de vida na Euromonitor International, em comunicado. O levantamento aponta novos valores e hábitos dos consumidores e como este comportamento está afetando os negócios globalmente. Veja, a seguir, as principais tendências do estudo.

1 Agnóstico em relação à idade
Os conceitos sobre a velhice estão mudando. À medida que as pessoas vivem por mais tempo e cuidam melhor de si mesmas, os consumidores mais velhos sentem e querem ser tratados como jovens.

2 De volta ao básico como símbolo de status
Os consumidores buscam por produtos e experiências autênticos, afastando-se do materialismo e dos produtos genéricos em favor da simplicidade e de produtos de maior qualidade.

3 Consumidor consciente
O posicionamento ético que costumava ser o domínio de empresas de nicho, hoje é adotado por empresas convencionais por meio de produtos que trazem maior preocupação com o bem-estar animal.

4 Digitalmente juntos
À medida que nossa capacidade e conforto em usar a tecnologia aumentam, também aumentará o potencial do que pode ser criado ou experimentado em conjunto, mas remotamente.

5 Todos são especialistas
Enquanto antes os consumidores dependiam de uma determinada marca ou fonte de informação, hoje as empresas precisam inovar constantemente para atrair compradores mais inquisitivos.

6 Encontrando meu JOMO
O medo de ficar de fora ou de não participar de algo (tendência FOMO “Fear of Missing Out”) deu lugar à alegria de não participar (tendência JOMO “Joy of Missing Out”). Os consumidores querem proteger seu bem-estar mental, desconectar-se da tecnologia e priorizar o que realmente gostam de fazer.

7 Eu posso cuidar de mim mesmo
À medida que as pessoas se tornam mais autossuficientes, elas tomam medidas preventivas contra doenças, infelicidade e desconforto sem consultar um profissional.

8 Eu quero um mundo livre de plástico
A iniciativa de alcançar uma sociedade livre de plásticos aumenta, criando um círculo virtuoso onde as empresas ganham ao melhorar suas práticas de sustentabilidade.

9 Eu quero agora!
Os consumidores buscam gratificação instantânea e experiências simples que permitam que eles possam dedicar mais tempo em suas vidas profissionais e sociais.

10 Vivendo Sozinho
Mais pessoas, especialmente os consumidores mais velhos, em todo o mundo quebram o estigma de viver sozinhos e abraçam seus estilos de vida independentes.

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