Afeto e sensibilidade: premissas empresariais para a nova realidade

Buscar
Publicidade

Opinião

Afeto e sensibilidade: premissas empresariais para a nova realidade

Empresas-foguete utilizam essas habilidades (que nós, mulheres, temos de sobra) para desenvolver seus times e criar um ambiente de trabalho saudável, em que os colaboradores queiram permanecer


25 de abril de 2022 - 0h14

(Crédito: GoodStudio/Shutterstock)

Muito se falou no SxSw deste ano sobre a volta ao mundo presencial.

Há grande expectativa sobre como vamos nos reconectar ao trabalho, aos amigos, e à nossa vida fora das telas. A expressão IRL (“in real life”) nunca fez tanto sentido, não é mesmo? E é interessante ver como já pensamos nestes momentos de conexão de um jeito diferente e como já tentamos encontrar um novo significado para os encontros presenciais.

Priya Parker, escritora e especialista americana em mediação de conflitos, resumiu bem para mim o porquê de voltarmos a reunir pessoas: “make sense and make meaning”, que vou traduzir livremente como “dar sentido e significado”, a nós mesmos e às diferentes comunidades que habitamos (o trabalho, os amigos, a família).

No mundo do trabalho, certamente iremos ressignificar muitas coisas.

Ir ao escritório para ficar olhando para uma tela (coisa que muitos já estão fazendo) é frustrante. Olhando aqui do meu cantinho, ir presencialmente pro trabalho vai servir para duas coisas:

– Colaborar com um propósito claro (montar uma apresentação, fazer um brainstorm, resolver um conflito);

– Socializar (encontrar as pessoas, construir o senso de pertencimento, criar confiança entre times).

Confiança, aliás, é a palavra da vez. Em tempos de grande ambiguidade e incerteza, ouvi vários pensadores que respeito vaticinarem: chega de gestão pelo conflito e pela insegurança. Não estou falando de deixar todo mundo “no quentinho”, mas sim de dar segurança aos times para que eles possam despender sua energia em elevar a barra de seu trabalho e responder aos desafios de negócios que crescem a cada dia.

Empresas que entendem este novo momento serão os novos “foguetes” (Sheryl Sandberg cunhou o termo): elas buscam crescer exponencialmente para que se crie espaço para mais gente, ao invés de estimular a disputa interna. Ao mesmo tempo em que desenvolvem suas asas, elas cultivam suas raízes e sua cultura. Sabem que não existe alternativa pra seguirem relevantes se não se tornarem representativas do mundo diverso que habitamos (o que significa pensar e implementar programas de representatividade, inclusão e retenção). E elas entendem que não podem tirar das pessoas a autonomia e a flexibilidade que o home office trouxe.

Mais ainda, empresas-foguete têm um alto nível de autoconhecimento. Elas refletem sobre como o poder está distribuído dentro delas e se isso traz algum privilégio. Discutem como se dá o processo de tomada de decisão e conseguem aprender com as decisões erradas. Cuidam para que não haja viés nos processos de contratação e prestam atenção sobre como as pessoas se desenvolvem dentro delas.

Por fim, empresas-foguete têm afeto e sensibilidade. E utilizam essas habilidades (que nós, mulheres, temos de sobra) para desenvolver seus times e criar um ambiente de trabalho saudável, em que os colaboradores queiram permanecer.

Como disse Reggie Fils-Aimè, ex-presidente da Nintendo: “um CEO precisa se envolver com sua empresa tanto quanto famílias precisam estar envolvidas na educação de seus filhos”. Tem melhor chamado do que esse por mais lideranças femininas?

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Carla Cancellara, nova VP de criação da Fbiz: “A mudança precisa vir de nós, líderes” 

    Carla Cancellara, nova VP de criação da Fbiz: “A mudança precisa vir de nós, líderes” 

    A executiva, que também é copresidente do Clube de Criação, fala sobre liderança, criatividade e gestão focada em diversidade e inovação  

  • Criadoras das margens: mulheres que desbravam caminhos pelas periferias 

    Criadoras das margens: mulheres que desbravam caminhos pelas periferias 

    Empreendedoras fazem lista de mulheres para mostrar que é possível criar fora dos centros de poder