Mulheres representam 71% dos influenciadores digitais com deficiência no Brasil

Buscar
Publicidade

Women to Watch

Mulheres representam 71% dos influenciadores digitais com deficiência no Brasil

Dados de pesquisa inédita realizada pela Tambor com apoio do YouPix revelam forte presença feminina na criação de conteúdo e falta de inclusão de PCD no mercado publicitário


20 de setembro de 2022 - 18h43

Ana Clara Moniz durante painel no YouPix Summit 2022 (Crédito: @bergamotafilmes)

A maioria dos influenciadores digitais com deficiência são mulheres, que representam 71% do grupo. A conclusão é da pesquisa “Criadores com deficiência: quem são, onde criam e como monetizam”, realizada pela Tambor.biz com apoio do YouPix, e apresentada durante o YouPix Summit 2022, que aconteceu dia 13 de setembro em São Paulo. Trata-se da primeira análise no país sobre creators com deficiência, que reuniu respostas de 150 pessoas e traçou um perfil destes criadores e sua relação com o mercado publicitário.

Para esses influenciadores, as principais motivações para começar a criar conteúdo na internet são a falta de visibilidade e a vontade de compartilhar as suas vivências. O estudo trouxe à tona uma realidade não apenas dos criadores de conteúdo digital, mas também um retrato da inserção de pessoas com deficiência (PCD) no trabalho. 93% dos entrevistados disseram que o mercado publicitário não é inclusivo com PCD, assim como apenas 1% da população com deficiência está empregada no Brasil, apesar da comunidade representar 24% dos brasileiros.

No YouPix, ao final do painel, após apresentarem os resultados do estudo, alguns influenciadores com deficiência assumiram o palco e leram uma carta aberta escrita por eles. Luciana Viegas (no Instagram, @umamaepretaautistafalando) iniciou a leitura: “A deficiência faz parte da diversidade humana e a inclusão não pode ficar restrita a processos metodológicos e acessibilidade. Precisamos nos sentir pertencentes ao mundo. Ser vistos, ser ouvidos”.

O PERFIL DAS MULHERES CREATORS PCD

Os dados trazidos pelo estudo destacam que a grande maioria dos criadores de conteúdo PCD são mulheres cisgênero, sendo representadas por 71%, ou 107 respondentes, enquanto 20% da amostra é composta por homens também cis. Além de predominantemente feminino, o grupo é, em sua maioria, representado por pessoas brancas (64%), do sudeste brasileiro (66%) e entre 25 e 44 anos (71%).

Em relação ao perfil racial destes criadores, a população parda é representada por 18%, e os negros por 15%, recorte que denota uma camada adicional de invisibilidade para a comunidade PCD negra e parda. Amarelos e indígenas foram representados por 1,3% cada.

Luciana Viegas, uma das representantes das criadoras negras com deficiência, é idealizadora do movimento “Vidas negras com deficiência importam”, e trata sobre diferentes assuntos no seu Instagram, como diversidade, autismo e capacitismo.

A falta de representatividade é o grande motivador para essas pessoas virarem criadores de conteúdo na internet. 29% das entrevistadas responderam que esta é sua principal razão. “Compartilhar a minha trajetória/experiência” também é outro motivo, empatado com a mesma porcentagem.

“O capacitismo nos tira constantemente a possibilidade de nos sentir pertencentes. Entretanto, nós, pessoas com deficiência, continuamos a mover e inspirar a nossa comunidade”, continuou a ler Dudu (no Instagram como @oeduardovictor).

A luta pela visibilidade é constante para este grupo, uma vez que poucos criadores com deficiência têm grandes números de seguidores nas redes sociais. O estudo mostra que 61% dessas influenciadoras têm até 10 mil seguidores na sua principal rede social, enquanto 30% contam com 10.001 a 50 mil seguidores. Quanto às plataformas onde atuam, o Instagram é o meio principal de 85% das entrevistadas. O TikTok, por sua vez, é a principal rede entre 5% das criadoras, seguido pelo YouTube e Twitter, ambos correspondendo a 2%.

Ana Clara Moniz (no Instagram como @_anaclarabm) é uma das poucas influenciadoras PCD que faz parte do pequeno grupo (5%) com 50 mil a 100 mil seguidores. A influenciadora, com 62,2 mil pessoas que a seguem no Instagram, compartilha suas experiências e interesses, como eventos que participa, leituras, viagens e rotina. Além de ser um espaço sobre a sua vida, a plataforma também é usada por ela para educar sua comunidade sobre capacitismo, acessibilidade e pautas LGBTQIAP+.

 

PCD NO MERCADO PUBLICITÁRIO

Além da percepção de mais de 90% dos entrevistados, outros dados trazidos pela pesquisa refletem a falta de inclusão vivida pela comunidade PCD no meio publicitário: 60% dos respondentes nunca participaram de uma campanha paga por uma marca.

Essa exclusão, na verdade, começa pelas empresas de influenciadores, já que apenas 17% das criadoras PCD são representadas por uma agência, enquanto 74% se auto-representam e fazem contato com as marcas diretamente pelas suas redes sociais.

O resultado disso é que mais da metade, 58%, ainda não ganham dinheiro com a criação de conteúdo, e apenas 2% vivem integralmente da carreira. Dos 39% que já participaram de alguma campanha publicitária, só 37% realizaram um trabalho pago nos últimos seis meses. A exclusão da comunidade com deficiência não se restringe apenas à falta de contratos com as marcas, mas também é uma realidade devido às dificuldades de acessibilidade enfrentadas por 74% durante as atividades laborais.

“Quando uma marca se dispõe em contratar e falar sobre inclusão de forma profunda e representativa, sabemos que nossa ação, apesar de parecer isolada, é coletiva. E, por isso, é importante que estejamos em todos os espaços sendo representados: falando sobre deficiência, música, beleza, esporte, afeto, ativismo, autoconhecimento, universo geek. Tudo que dá conta da complexidade e da diversidade humana”, relata Ste (@tephmarques, no Instagram) durante a leitura da carta aberta no evento.

Da minoria que consegue algum trabalho com criação de conteúdo, 81% realizam contratações pontuais, e 50% são procuradas pelas marcas em datas alusivas às pessoas com deficiência. Uma dessas datas é justamente o mês de setembro, que além de amarelo, referente à prevenção do suicídio, também é verde, ao representar o mês da pessoa com deficiência.

“Mas, que não seja só em setembro. Nós existimos. E convidamos vocês a tornar a influência mais acessível e inclusiva. O futuro é anticapacitista e é para lá que estamos indo. Vamos juntos?”, finaliza a leitura Maria Paula (no Instagram como @maaria_vieira).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • W2W Summit 2024: Como vencer a impostora que me habita

    W2W Summit 2024: Como vencer a impostora que me habita

    Confira na íntegra o painel com Luanda Vieira, Rafa Brites e a moderadora Camila Fremder

  • Lideranças indígenas femininas ocupam cada vez mais espaços

    Lideranças indígenas femininas ocupam cada vez mais espaços

    Seja por meio do ativismo, da influência digital, da política, da comunicação ou pela arte, elas são símbolos de resistência e transformação