As lições de Lady Gaga sobre liderança e empreendedorismo
Prestes a se apresentar no Rio de Janeiro, a artista também comanda a marca de beleza Haus Labs, negócio que mais gera lucro anual para a cantora
As lições de Lady Gaga sobre liderança e empreendedorismo
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Meio & Mensagem
30 de abril de 2025 - 15h16
Lady Gaga, além de cantora, compositora e atriz, é a fundadora da marca de beleza Haus Labs (Crédito: Divulgação)
O show gratuito de Lady Gaga no Rio de Janeiro, marcado para a noite de 3 de maio, na Praia de Copacabana, tem sido muito comentado por fãs, curiosos e pelos moradores da capital fluminense. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, a apresentação deve movimentar R$ 600 milhões na economia da cidade.
Prestes a receber cerca de 1,6 milhão de pessoas, das quais 240 mil devem ser turistas, a diva pop não deve decepcionar o público na turnê do sétimo álbum de sua carreira, “Mayhem”, que já passou pelo México. Muito pelo contrário: com milhões de álbuns vendidos, 14 Grammys e mais de 113 milhões de ouvintes mensais no Spotify, ela é reconhecida por sua disciplina e pelo engajamento dos seus fãs, os “little monsters”.
Mas Lady Gaga, que tem uma fortuna avaliada em US$ 320 milhões (quase R$ 2 bilhões, na atual cotação), não é apenas uma sensação musical global. Além de atriz de sucesso, que estrelou Coringa: Delírio a dois, Nasce uma Estrela e American Horror Story, ela é também empreendedora. Em 2019, fez a expansão do entretenimento para o mundo corporativo ao lançar oficialmente sua marca de cosméticos veganos, a Haus Laboratories, agora conhecida como Haus Labs. A artista havia usado pela primeira vez a marca registrada Haus Laboratories entre 2012 e 2014, quando lançou duas fragrâncias em associação com a Coty, Fame e Eau de Gaga.
Haus tornou-se uma marca hype consistente, conhecida por refletir a autoexpressão autêntica de Gaga e entregar qualidade e resultado nos produtos, em uma conexão entre criatividade, ciência, inovação e empreendedorismo que a posiciona como uma das líderes na indústria da beleza comandada por celebridades, depois da Fenty Beauty, da Rihanna, e da Kylie Cosmetics, da Kylie Jenner.
A empresa de clean beauty tem o faturamento de US$ 50 milhões por ano, o que gera um lucro pessoal de aproximadamente US$ 19 milhões para a artista. Ela também é sócia do Joanne Trattoria, restaurante em Manhattan, Nova York, com faturamento de US$ 3 milhões por ano. Ainda assim, quando comparada às receitas do empreendimento gastronômico e do gerenciamento dos outros projetos de Gaga, além da Chromatica Records, sua gravadora, Haus Labs é a campeã em geração de lucros.
Para além das lições de Lady Gaga como artista, listamos seus ensinamentos como liderança e empreendedora à frente da Haus Labs.
Apesar da grande projeção de Gaga, o sucesso da empresa não foi instantâneo. Haus Labs foi lançada em 2019 com o posicionamento de redefinir a beleza e promover a autoexpressão e a individualidade por meio da maquiagem. No entanto, depois de alguns meses, a marca pareceu ficar em segundo plano. Embora a artista fosse influente no mundo do entretenimento, os produtos não conseguiram decolar.
Foi aí que, em 2022, a marca passou por uma transformação estratégica importante. Mudou seu nome de Haus Laboratories para Haus Labs by Lady Gaga. Firmou uma parceria com a Sephora, em vez da Amazon, para ampliar a visibilidade e consolidar a marca no mercado de beleza. E, o fundamental: mudou seu foco para cosméticos com ingredientes conscientes, eliminando 2.600 ingredientes nocivos de sua linha de produtos. A reformulação foi recebida com entusiasmo pelo mercado, por formadores de opinião e pelos consumidores.
Parcerias são essenciais para o sucesso de um negócio, desde a criação dos produtos até a promoção e distribuição. Para a transição da Haus Labs, Lady Gaga contou com a colaboração de cientistas cosméticos, que garantiram o desenvolvimento de produtos inovadores e de alta qualidade. Além disso, ela ativou influenciadores estratégicos para campanhas de marketing, como maquiadores famosos e criadores relevantes do nicho.
Lady Gaga ostenta 80,1 milhões de seguidores no Twitter, mais de 59 milhões no Instagram — número 3 vezes maior que o da Madonna — e passa dos 16 milhões no TikTok. Embora a maioria dos empreendedores não tenha a projeção e influência da artista, o principal ponto é como ela usa estrategicamente múltiplas plataformas, e não apenas as suas, para promover seus produtos e expandir o alcance da sua marca.
Recentemente, para divulgar a nova máscara de cílios da empresa, a cantora lançou em seu perfil no TikTok a canção “Música dos Cílios”. Dentro de um carro, Gaga canta frases como: “Eu quero que meus cílios sejam grandes” e “Eu quero que meus cílios sejam longos”.
Em vez de depender apenas de grandes varejistas parceiros, Gaga aposta em seu próprio site e na força de suas redes sociais para se conectar diretamente com o público. Mas não só isso. Segundo levantamento da Storyclash, a marca também é amplamente endossada por microinfluenciadores, com 10 mil a 100 mil seguidores, que representam 50% das colaborações da marca, seguidos por macroinfluenciadores (100 mil a 1 milhão), com 38%. Apenas 6% dos influenciadores que promovem a Haus Labs se enquadram na categoria mega, acima de 1 milhão.
A Haus Labs prioriza a diversidade e inclusão, com uma linha de produtos que atende diferentes tons de pele e perfis. Essa abordagem garante que pessoas de todas as origens se sintam representadas e atendidas.
Mesmo que nem todas as marcas sigam essa estratégia, é possível promover inclusão de outras maneiras. Por exemplo, ao representar homens e mulheres de maneira igualitária na publicidade, em vez de reforçar estereótipos e papéis de gênero.
A marca também é certificada como clean pela Sephora e será 100% neutra em carbono até 2027.
O uso estratégico de palavras-chave como “vegano”, “sem crueldade”, “embalagem sustentável” e “clean” por Lady Gaga tem sido fundamental para o posicionamento e o sucesso da marca. Com os consumidores cada vez mais conscientes de suas escolhas ambientais, éticas e relacionadas à saúde, esses termos repercutem fortemente no mercado atual.
Ao enfatizar que os produtos da Haus Labs são veganos e sem crueldade, Gaga tem atraído consumidores com consciência ética, que priorizam esses atributos. O compromisso da marca com embalagens sustentáveis, como o uso de vidro, alumínio, celulose e caixas recicláveis, reforça o apelo da marca entre os ecoconscientes e seu alinhamento com valores contemporâneos.
Empreendedores — e marcas, em geral — devem priorizar o senso de pertencimento entre os clientes, tornando-os protagonistas da marca. Isso inclui ouvir feedback nas redes sociais, responder a reclamações prontamente e divulgar conteúdo positivo gerado pelos usuários nas plataformas oficiais. Tudo isso reforça o envolvimento e a valorização dos consumidores.
Ao promover esse nível de envolvimento da comunidade, as marcas não apenas fortalecem a fidelidade, mas também criam conexões mais autênticas com o público. Quando os consumidores se veem representados na narrativa da marca, isso reforça seu compromisso e incentiva outros a se juntarem à comunidade, impulsionando o sucesso da marca. Algo que Gaga faz em todas as esferas de sua carreira.
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