50 Tons de Cinza domina leitor brasileiro
Título estrangeiro foi o mais vendido em 2012. Bom desempenho da categoria é seguido por títulos religiosos e itens direcionados ao público infanto-juvenil
Título estrangeiro foi o mais vendido em 2012. Bom desempenho da categoria é seguido por títulos religiosos e itens direcionados ao público infanto-juvenil
Meio & Mensagem
2 de abril de 2013 - 6h32
A relação entre uma recatada estudante e um jovem enigmático e multimilionário dá o tom no enredo que tem atraído milhares de leitores pelo mundo, inclusive os brasileiros. Com altas doses de fetiche entre as personagens, o apimentado romance Cinquenta Tons de Cinza foi o livro mais vendido no País em 2012, de acordo com estudo realizado pela GfK e divulgado na 9ª Conferência Anual GfK Consumer Choices.
O sucesso da saga de E L James puxou o bom desempenho dos livros de autores estrangeiros em 2012. Entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado, as vendas destes títulos cresceram 22% no Brasil. A pesquisa considerou apenas as vendas de livros no varejo convencional, realizadas em livrarias e hipermercados, e lojas virtuais. As vendas dos 10 principais livros da categoria representaram 23% do mercado.
Os títulos religiosos também mereceram destaque. Os livros Ágape e Agapinho, ambos da Editora Globo, e a biografia Nada a perder, de Edir Macedo, da Editora Planeta, ficaram atrás apenas de 50 Tons de Cinza, no ranking. O segmento representa 7% no mercado de livros e permanece praticamente estável ao longo do ano, com elevação de vendas em maio, próximo ao Dia das Mães.
Também em datas comemorativas e durante as férias, as vendas do gênero infantil-juvenil ganham impulso. Nos meses de julho, outubro e dezembro, a categoria teve um aumento de 17%.
Ranking das editoras
Segundo a lista elaborada pela Rüdiger Wischenbart Content and Consulting, as brasileiras Abril Educação, Saraiva e FTD estão entre as 54 principais editoras em faturamento no mundo. A avaliação é referente aos números de 2011 em comparação com 2010.
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