Assinar

Alcatel muda marca e direção para crescer no Brasil

Buscar

Alcatel muda marca e direção para crescer no Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

Alcatel muda marca e direção para crescer no Brasil

Companhia estreia ecommerce próprio e amplia portfólio de smartphones em busca da vice-liderança da categoria


19 de abril de 2016 - 12h03

A Alcatel pretende iniciar uma nova fase de sua atuação no País em 2016. Os três pilares dessa mudança são a reformulação global da marca, a troca no comando na companhia, e a renovação do portfólio de smartphones. O objetivo é assumir a vice-liderança de mercado de telefones inteligentes no País, posto que ocupa na América Latina, segundo dados da empresa.

A nova marca, anunciada no Mobile World Congress, em Barcelona, eliminou o sobrenome OneTouch – pesquisas apontaram que o nome era complexo para os millennials, público prioritário da companhia atualmente – e deixou a cor azul para adotar o lilás. Além disso, a grafia passou a ser toda em letras minúsculas. O trabalho foi realizado pela Landor.

Nova marca da Alcatel desenvolvida pela Landor

Nova marca da Alcatel desenvolvida pela Landor (crédito: divulgação)

Em termos de liderança, Enrique Ussher (ex-J Macedo e Motorola) assumiu a presidência da companhia para a América Latina, enquanto Fernando Pezzotti (ex-Samsung) ocupou o cargo de presidente para o Brasil. Já Roberto Soboll (também ex-Samsung) é o novo diretor executivo de produtos para a América Latina. Os três estão baseados em São Paulo, no novo escritório da companhia na Vila Olímpia.

Segundo André Felippa, vice-presidente de marketing da Alcatel, a mudança na liderança vem acelerar o negócio no País. “Na América Latina a marca é a número dois em smartphone atrás da Samsung. No Brasil está aquém”, conta. De acordo com informações da GfK e da IDC fornecidas pela Alcatel, a marca aparece entre as cinco primeiras no mercado brasileiro.

Modelo Pixi 4

Modelo Pixi 4 (crédito: divulgação)

Para aumentar a participação, a companhia colocou no ar há um mês uma loja virtual e começa a apresentar ao público a partir do final de abril seu novo portfólio de produtos. Os primeiros lançamentos serão da família Pixi, linha de entrada da fabricante. Serão cinco modelos. Em maio será a vez da linha intermediária Pop (um aparelho). Posteriormente chegará ao mercado o novo aparelho da linha Idol, a principal. Os preços variam de R$ 399 a R$ 1.599.

O ecommerce também comercializará produtos de outras categorias como tablets, acessórios (como capas de celular), smartwatch e GPS para coleira de cachorro, por exemplo. “Vamos explorar muito os acessórios conectados. Mas ainda estamos estudando”, diz Felippa. As novidades devem começar a chegar ainda no segundo trimestre.

O lançamento do portfólio contará com uma campanha assinada pela Garage. A ação, focada no digital, terá início em abril. Já a nova marca ainda não tem campanha prevista. Na próxima semana um workshop global em Paris definirá o novo slogan da Alcatel no mundo. “O slogan ‘Smart Move’ era mais racional. Queremos ter uma relação mais emocional com os consumidores”, afirma o vice-presidente de marketing.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum leva Luísa Sonza e Emilia Mernes ao BBB25

    Centrum leva Luísa Sonza e Emilia Mernes ao BBB25

    Marca promoverá uma festa para os confinados com a participação das cantoras, que recentemente lançaram um hit juntas

  • As marcas do Rio Open que mais engajaram nas redes sociais

    As marcas do Rio Open que mais engajaram nas redes sociais

    Levantamento da Winnin aponta os patrocinadores que mais reverberaram nas plataformas sociais ao longo da competição de tênis, que teve recorde de marcas