Marketing
Alimentação e ativismo em pauta
Food Revolution Day no Brasil terá colaboração do seu criador, Jamie Oliver, e Bela Gil; o chef inglês criou petição global pelo direito à educação alimentar nas escolas
Food Revolution Day no Brasil terá colaboração do seu criador, Jamie Oliver, e Bela Gil; o chef inglês criou petição global pelo direito à educação alimentar nas escolas
Meio & Mensagem
8 de maio de 2015 - 8h00
Na próxima sexta-feira, 15 de maio, acontecerá a 4ª edição do Food Revolution Day, o Dia da Revolução Alimentar. O evento, criado pelo chef inglês Jamie Oliver, tem objetivo de conscientizar a sociedade para uma melhor educação alimentar a todas as crianças e será promovido no Brasil pelo site de culinária Tudo Gostoso e a oscip Gastromotiva, que promove inclusão social por meio de projetos ligados à gastronomia, em especial a inclusão de jovens no mercado de trabalho.
Para apoiar o Dia da Revolução Alimentar, as instituições reunirão 240 alunos da Gastromotiva e 300 crianças em evento no Rio de Janeiro. O encontro, no Centro Universitário Augusto Motta, terá participação de Jamie Oliver, via streaming, das 11h30 às 12:30 h. Ele alertará os participantes sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis e dos riscos para a saúde, quando esses hábitos são negligenciados. Haverá também uma aula presencial dada pelo chef David Hertz, fundador da Gastromotiva e único brasileiro a participar do TED 2015, no Canadá.
Já a chef Bela Gil cedeu receitas próprias para serem reproduzidas pelas crianças durante o encontro. Ela é formada em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute, em Nutrição e Ciência dos Alimentos, pela Hunter, e é conselheira da Gastromotiva. Eventos paralelos serão realizados também na Universidade Anhembi Morumbi (SP) e Unifacs (BA).
Este ano, Jamie Oliver pretende usar a mobilização do Food Revolution Day para arrecadar assinaturas para uma petição global online para que os países do G20 tornem obrigatória a educação alimentar nos currículos escolares de todos os países que compõem o grupo (19 países e a União Europeia). A petição também pode ser acessada pelo site Tudo Gostoso.
Parceiros da oscip, como os restaurantes Fasano, Dalva e Dito, Ráscal, Aconchego Carioca, Ici Brasserie, Pomodori, Grupo Troisgros também prometem divulgar a inciativa. Até o momento, a petição já recebeu apoio de 767 mil pessoas, mas ainda necessita de mais de 200 mil.
Dados citados pelos envolvidos no projeto apontam que o mundo tem hoje 42 milhões de crianças abaixo dos cinco anos com sobrepeso ou mesmo obesas. Seguindo o ritmo atual, 41% da população mundial deve ficar acima do peso ou obesa até 2030.
Compartilhe
Veja também
Rock in Rio e Itaú promovem Dia Brasil na edição dos 40 anos do festival
Iniciativa inédita foi elaborada entre o banco e a organização do Festival e levará 72 artistas brasileiros para se apresentarem ao longo do dia 21 de setembro
Quais as prioridades dos profissionais de marketing para os negócios?
Edição 2024 do relatório Anual de Marketing Global da Nielsen indica que os profissionais estão mais inclinados a investir em performance do que em construção de marca