Alimentação e ativismo em pauta

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Alimentação e ativismo em pauta

Food Revolution Day no Brasil terá colaboração do seu criador, Jamie Oliver, e Bela Gil; o chef inglês criou petição global pelo direito à educação alimentar nas escolas


8 de maio de 2015 - 8h00

Na próxima sexta-feira, 15 de maio, acontecerá a 4ª edição do Food Revolution Day, o Dia da Revolução Alimentar. O evento, criado pelo chef inglês Jamie Oliver, tem objetivo de conscientizar a sociedade para uma melhor educação alimentar a todas as crianças e será promovido no Brasil pelo site de culinária Tudo Gostoso e a oscip Gastromotiva, que promove inclusão social por meio de projetos ligados à gastronomia, em especial a inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Para apoiar o Dia da Revolução Alimentar, as instituições reunirão 240 alunos da Gastromotiva e 300 crianças em evento no Rio de Janeiro. O encontro, no Centro Universitário Augusto Motta, terá participação de Jamie Oliver, via streaming, das 11h30 às 12:30 h. Ele alertará os participantes sobre a importância de cultivar hábitos saudáveis e dos riscos para a saúde, quando esses hábitos são negligenciados. Haverá também uma aula presencial dada pelo chef David Hertz, fundador da Gastromotiva e único brasileiro a participar do TED 2015, no Canadá.

Já a chef Bela Gil cedeu receitas próprias para serem reproduzidas pelas crianças durante o encontro. Ela é formada em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute, em Nutrição e Ciência dos Alimentos, pela Hunter, e é conselheira da Gastromotiva. Eventos paralelos serão realizados também na Universidade Anhembi Morumbi (SP) e Unifacs (BA).

Este ano, Jamie Oliver pretende usar a mobilização do Food Revolution Day para arrecadar assinaturas para uma petição global online para que os países do G20 tornem obrigatória a educação alimentar nos currículos escolares de todos os países que compõem o grupo (19 países e a União Europeia). A petição também pode ser acessada pelo site Tudo Gostoso.

Parceiros da oscip, como os restaurantes Fasano, Dalva e Dito, Ráscal, Aconchego Carioca, Ici Brasserie, Pomodori, Grupo Troisgros também prometem divulgar a inciativa. Até o momento, a petição já recebeu apoio de 767 mil pessoas, mas ainda necessita de mais de 200 mil.

Dados citados pelos envolvidos no projeto apontam que o mundo tem hoje 42 milhões de crianças abaixo dos cinco anos com sobrepeso ou mesmo obesas. Seguindo o ritmo atual, 41% da população mundial deve ficar acima do peso ou obesa até 2030.

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