Brasileiro está mais cauteloso neste Natal, mostra estudo
Levantamento da Hibou com a Score Agency revela baixa disposição financeira para presentar na data festiva
Um levantamento revelou que quase 27% sentem que têm menos dinheiro no bolso este ano, dado que reflete diretamente em cortes na ceia de Natal, lista de presentes e lazer no final do ano.

De acordo com pesquisa, 49% dos brasileiros não irão presentar neste Natal (Crédito: NataVilman/Shutterstock)
O dado é fruto de pesquisa da Hibou ao lado da Score Agency, que consultou 1.433 brasileiros no final de novembro, por meio de painel online, entre homens e mulheres acima dos 18 anos, de todas as classes sociais nas cinco regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Em 2024, 42% acreditavam que o Natal seria melhor que o ano anterior, percepção que caiu para 39% neste ano. Já aqueles que afirmam que a data será pior, também aumentou, para 14%.
Em relação à intensão de presentear, 49% não irá comprar presentes. As justificativas incluem falta de dinheiro (31%), endividamento (17%) e economia (15%). Para os que pretendem adquirir itens na data, a intensão de privilegiar filhos (54%), pais (49%) e cônjuges (47%) lidera. Apenas 20% comprarão presentes para si mesmos e para afilhados.
Fato curioso é a predominância de compras de presentes para pets, com 28% das intensões, superando amigos, com 22% das menções.
Mais da metade dos respondentes, 56%, desejam comprar de pequenos comércios. O e-commerce lidera nas intensões de compra: 66% farão compras via comércio eletrônico, enquanto shoppings e lojas de rua aparecem com 48% e 43%, respectivamente.
Entre as varejistas que vêm se destacando na corrida estão Mercado Livre, com 59% da preferência, e Shopee e Shein, com o favoritismo de 50% dos brasileiros. Amazon aparece em 40% das citações.
Apesar da facilidade das compras online, os prazos de entrega são uma preocupação para 68%. Além disso, 35% dos respondentes aproveitaram os descontos de novembro, em ocasiões como a Black Friday, para garantir os itens.
O ticket médio pretendido para a data é de R$250 a R$500, segundo 28% do público, impulsionado sobretudo pelo salário do mês (49%) e a segunda parcela do 13º (24%). Os principais itens que estarão no carrinho de compras incluem roupas e acessórios (64%). Na sequência estão perfumes e cosméticos (36%) e brinquedos (35%).
A pesquisa também investigou o que estará na mesa dos brasileiros no Natal. O tradicional peru segue como líder, em 17% das citações. Já o consumo do Chester cai de 11% para 10% em relação ao ano passado. Pernil e rabanada aparecem em 9% e 8% das respostas, respectivamente. Pouco menos de 30% (26%) pretendem gastar entre R$250 e R$500 a mais do que sua rotina mensal.