Brookfield vende Botafogo Praia Shopping
Ivanhoé Cambridge, Ancar e CPPIB pagam R$ 136 milhões pelo estabelecimento da Brookfield, que ainda deve vender outros dois shoppings
Ivanhoé Cambridge, Ancar e CPPIB pagam R$ 136 milhões pelo estabelecimento da Brookfield, que ainda deve vender outros dois shoppings
Janaina Langsdorff
31 de janeiro de 2012 - 8h30
BR Malls, Multiplan e Aliansce formam o trio que encabeça o setor de shopping centers hoje no Brasil. O setor vive às voltas com operações societárias que fragmentam cada vez mais o controle dos empreendimentos frequentados por uma legião de mais de 450 milhões de pessoas ao mês, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).
A transação mais recente envolve a Brookfield Shopping Centers, antiga Brascan e hoje controlada pelo fundo americano de private equity Brookfield Asset Management. De acordo com informações publicadas na edição dessa terça-feira, 31, pelo jornal Valor Econômico, o grupo acaba de finalizar a venda do Botafogo Praia Shopping, Brascan Open Mall e Itaú Power Shopping.
Avaliado em R$ 327 milhões, o negócio teve apenas a venda de 49% do Botafogo Praia Shopping, situado na região sul do Rio de Janeiro, confirmada pelo presidente da Brookfield Shopping Center, Bayard Lima. O estabelecimento foi comprado conjuntamente pela Ivanhoé Cambridge, Ancar Ivanhoe Shopping Centers e CPP Investment Board (CPPIB) por R$ 136 milhões.
As outras duas operações não foram oficializadas, mas especula-se que a rede de estacionamentos Estapar tenha vencido a disputa com a Real Estate Partners Desenvolvimento Imobiliário (REP), pertencente à PDG Realty, maior incorporadora do país, pelo controle da totalidade do paulistano Brascan Open Mall, conhecido como Kinoplex Itaim. Em contrapartida, os 50% do Itaú Power Shopping, localizado em Contagem (MG), teriam sido adquiridos pela BR Malls e por dois minoritários que exerceram o direito de preferência.
O montante arrecadado com esses negócios deve ser investido na expansão e nas reformas dos oito shoppings controlados hoje pela Brookfield, além de ajudar ainda a rentabilizar investidores que querem deixar dos negócios. Em 2007, a companhia pagou R$ 1,7 bilhão pela compra da reda Plaza, composta pelos shoppings West Plaza, Paulista e Pátio Higienópolis, e para se tornar sócia do Botafogo Praia Shopping e do Shopping Vila Olímpia.
No fim do ano passado, a administração e a comercialização do Shopping West Plaza, inaugurado em 1991, na região Oeste de São Paulo, passou para as mãos da Aliansce, grupo presidido por Henrique Guerra, que acaba de investir R$ 574,5 milhões na compra de 60% do Carioca Shopping (RJ), 50% do Boulevard Campos (RJ), 49% do Caxias Shopping (RJ), 40,1% do Boulevard Campina Grande (PB) e 40% do Shopping Taboão (SP), além do controle total da âncora C&A do Carioca Shopping. O setor é fortemente disputado também pelo Iguatemi que, de acordo com os resultados do terceiro trimestre de 2011, era o dono do terceiro lugar entre as operadoras de capital aberto no Brasil. BR Malls e Multiplan ocupavam o primeiro e segundo postos, respectivamente.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros