Economia prateada movimenta setor de beleza no Brasil
Grupo movimentou R$ 1,8 trilhão em 2024 e interesse e produtos e serviços voltados ao bem-estar foi impulsionado

Interesse por produtos de beleza cresce entre os homens da geração x e baby boomers (Crédito: Katrinshine/Shutterstock)
O Estudo Cosmentology 2025, realizado pela Croma Consultoria com 1 mil brasileiros, aponta que cresceu o interesse por produtos e serviços voltados ao bem-estar entre os Baby Boomers (pessoas nascidas aproximadamente entre 1946 e 1964) e a Geração X (nascidos entre meados dos anos 1960 e o início dos anos 1980).
A instituição concluiu que, entre os perfis mapeados, os “despreocupados”, constituído majoritariamente por homens mais velhos, tinham 27% de seus representantes pertencentes a Geração X e 42% aos Baby Boomers. Esse público representa, neste ano, 6% dos consumidores e tem forte presença na classe C.
Entre as marcas, a preferida desses consumidores é a Nívea. O estudo aponta que, isso provavelmente se deve à sua associação com cuidados básicos e hidratação, que é um indício de que para as pessoas da economia prateada preferem produtos associados a confiança construída ao longo do tempo, do que a novidade.
Esse grupo é considerado importante para a economia brasileira, pois, somente ano passado, dados do Viva apontaram que eles movimentaram R$ 1,8 trilhão em 2024, o equivalente a 24% de todo o consumo privado do país. Até 2024, a instituição projeta que o valor pode chegar a R$ 3,8 trilhões, respondendo por mais de um terço do consumo nacional.
Já o setor de beleza é um dos principais responsáveis pela movimentação econômica no Brasil. Segundo dados Redirection International, estima-se que o segmento deve ultrapassar US$ 40 bilhões até 2027, impulsionado pelo autocuidado, pela inovação e pela entrada de novos perfis de consumidores.