Marketing
Carrefour flexibilizará modelos de lojas
Rede poderá ir aos extremos com formatos bem menores ou maiores que os atuais
Rede poderá ir aos extremos com formatos bem menores ou maiores que os atuais
Meio & Mensagem
26 de abril de 2015 - 11h10
Charles Desmartis, presidente do Carrefour no Brasil, afirmou ao jornal Valor Econômico, que a rede pretende criar formatos alternativos à média atual, que é de 200 metros quadrados. A flexibilização de formatos é uma tendência do varejo já praticada pelo próprio Carrefour, que criou bandeiras como o Carrefour Bairro e Carrefour Express.
Entretanto, agora, a rede estuda abrir lojas pequenas, com até 100 metros quadrados, com o objetivo de marcar presença em locais de alto tráfego, como galerias de lojas em estações de metrô ou trem. Elas seriam um complemento ao Carrefour Express, lojas de conveniência que a rede começou a abrir este ano.
Os pequenos formatos têm registrado crescimento maior que os de super e hipermercados (6,6% em vendas brutas para as lojas de conveniência, contra 1,2% de supermercados e apenas 0,1% de hipermercados).
No outro extremo, o executivo afirmou que o Carrefour também cogita ter um formato de loja de 400 metros quadrados – o dobro da média atual. Existe, ainda, a opção de adotar o sistema de franquias para supermercados de vizinha. Hoje, no Brasil, somente a rede Dia% opera em sistema de franquia.
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