Como funciona o capacete inteligente da Keeta?
Já usada em cidades chinesas, solução tecnológica pretende ajudar a prevenir acidentes de trânsito

Saiba como funciona o capacete da Keeta (Crédito: Breno da Matta/Divulgação)
A Keeta, plataforma de delivery da chinesa Meituan, que acaba de estrear em São Paulo, pretende trazer ao Brasil uma de suas soluções já usadas em cidades chinesas: o capacete inteligente para entregadores.
A peça será testada inicialmente com ciclistas parceiros e, depois, adaptada para motociclistas. Segundo a empresa, a distribuição deve começar de forma gradual ainda este ano.
O vice-presidente de parcerias estratégicas, Danilo Mansano, afirmou que segurança e suporte humano são prioridades na expansão brasileira. A ideia é que a tecnologia contribua tanto para entregas mais rápidas quanto para diminuir a pressão sobre o entregador.
O que é o capacete inteligente da Keeta?
Desenvolvido pela Meituan, o capacete inteligente reúne recursos pensados para aumentar a segurança e agilizar o trabalho dos entregadores.
Na China, o modelo integra sensores que identificam movimentos bruscos e possíveis riscos, além de um sistema de navegação simplificado, que transmite instruções rápidas por alertas sonoros e visuais, reduzindo a necessidade de olhar para o celular durante o trajeto.
Para os entregadores
A empresa promete destinar R$ 100 milhões em ações de apoio aos entregadores. Ainda em dezembro, a Keeta abrirá seu primeiro centro de suporte em São Paulo, na região de Santo Amaro, com área de descanso, água, banheiros e cozinha com micro-ondas.
Os parceiros poderão sacar ganhos diariamente, sem taxas e participar de treinamentos presenciais. A plataforma também mantém suporte humano 24 horas.
A respeito da remuneração, a empresa afirma que os valores pagos na Grande São Paulo seguirão o padrão considerado “atrativo” no piloto realizado em Santos.