Marketing digital: 80% das empresas estão só começando
McKinsey divulga pesquisa inédita sobre o estado atual das empresas brasileiras nesse segmento: a nota da maioria deixa a desejar
Marketing digital: 80% das empresas estão só começando
BuscarMarketing digital: 80% das empresas estão só começando
BuscarMcKinsey divulga pesquisa inédita sobre o estado atual das empresas brasileiras nesse segmento: a nota da maioria deixa a desejar
Roseani Rocha
5 de fevereiro de 2019 - 8h00
Nesta 3ª-feira, 5, a consultoria McKinsey divulga os dados do estudo inédito Digital Marketing Readiness, realizado com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (Aba). Segundo Marcelo Tripoli, sócio associado da McKinsey e líder do Centro de Excelência em Marketing Digital na América Latina, trata-se da primeira e mais abrangente pesquisa já feita sobre o tema no mercado brasileiro.
O estudo, do qual participaram 79 empresas líderes em dez setores – Automotivo; Serviços Financeiros; Materiais Básicos, Químico, Agricultura e Energia; Bens de Consumo; Farmacêutico; Varejo; Tecnologia, Telecomunicações e Mídia; Turismo e Hospitalidade; e Serviços – aponta principalmente que há um descompasso entre o grau de conectividade do consumidor brasileiro (que passa nove horas online, contra seis dos norte-americanos) e o do marketing digital praticado pelas empresas que os atendem.
As empresas responderam 54 questões atribuindo a si mesmas notas de 1 a 5 sobre seu nível de maturidade em relação ao marketing digital em quatro dimensões: Processos, Pessoas e Cultura; Dados & Tecnologia; Investimento & Mensuração; e Jornada & Experiência.
Embora seja o país da América Latina com maior investimento em marketing digital (24,4% do total de mídia, contra 43,5% da média global) e tenha dois terços da população conectada, no Brasil, 80% das empresas estão ainda em estágios iniciais do marketing digital (23% são Iniciantes e 57%, Emergentes).
Ao analisar ações do dia a dia do marketing, 47% dos participantes se descrevem como Ascendentes ou Líderes no aprimoramento dos processos de criação de briefing e 53%, na adoção de estratégias de uso de redes sociais como canais de marketing. Na leitura da McKinsey, as empresas iniciam o marketing digital ainda fazendo adaptações de processos off-line. E dinheiro nem sempre é o problema. “Alguns investem 40%, 50% do orçamento de marketing em digital, mas não têm skills, processos, pessoas e agências que entendam profundamente do assunto. É preciso que todo o ecossistema esteja capacitado para tirar o máximo do marketing digital”, pontua Tripoli.
Outro dado destacado na pesquisa é que somente 20% das empresas testam e criam novos produtos e jornadas em conjunto com seus clientes e somente 22% usam a metodologia de teste e aprendizado. Além disso, embora o discurso de atuação “data-driven” esteja no vocabulário de muita empresa, a realidade é diferente: 58% são Iniciantes em integração de dados. Somente 2% das empresas usam visão 360º e Customer Data Platform (CDP), que possibilitam acesso fácil a dados de toda organização e captura de valor com geração de insights e personalizações de campanhas online em tempo real, permitindo atuar ao longo de todo funil de conversão e mensurar resultados em tempo real.
Por falar em mensuração, somente 1% dos pesquisados podem ser considerados Líderes em investimento e mensuração do impacto “Branding & Performance”, ou seja, adotam melhores práticas globais para entender como a publicidade exibida a um consumidor em determinado momento influenciará, de fato, sua decisão no futuro. Tripoli ressalta que 82% das empresas têm estrutura de remuneração fixa e não alinhada a resultados e uma vez que o marketing digital se tornou a principal alavanca de crescimento e receita (e até da sustentabilidade de alguns negócios) não atuar de forma mais madura é abrir espaço para concorrentes mais ágeis tirarem participação de mercado. “A transformação digital deveria ser pauta número 1 dos CMOs, assim como tem sido dos CEOs. Precisa virar uma pauta de forma sistemática, porque o mercado publicitário é cheio de discursos, mas não está implementado em escala o marketing digital”, alerta Tripoli.
Por conta da variedade de setores e perfis de empresas, os participantes não foram avaliados individualmente na dimensão “Jornada e Experiência com a Marca”. No estudo, a McKinsey aponta 14 alavancas para as marcas obterem maturidade no marketing digital. Em resumo, as condições fundamentais para isso são mudança concreta de mentalidade, com equipes multidisciplinares; decisões baseadas em dados; e cultura centrada no cliente.
Além de Tripoli, coordenaram a pesquisa Heitor Martins (sócio sênior e líder de Digital na América Latina) e Leonardo Galvão (Digital Expert), numa equipe total de 20 pessoas, que trabalhou ao longo dos últimos oito meses.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros