Assinar

Dia das Crianças: quais as marcas e produtos preferidos?

Buscar

Dia das Crianças: quais as marcas e produtos preferidos?

Buscar
Publicidade
Marketing

Dia das Crianças: quais as marcas e produtos preferidos?

Pesquisa da Kids Corp revela os desejos e gostos do público infanto-juvenil na data em que são protagonistas


10 de outubro de 2023 - 16h19

A Kids Corp, martech especializada no público menor de idade e famílias, realizou duas pesquisas sobre o desejo de presentes e preferência de marcas entre crianças e adolescentes. O levantamento, além de apontar os gostos desse público, também pretende ajudar a mapear oportunidades de negócios.

Dia das Crianças marcas

(Crédito: Adobe Stock)

“O entendimento da marca sobre a questão dos desejos das categorias de produtos é importante para que elas compreendam o universo em que estão inseridas, o comportamento dos concorrentes e o relacionamento dos consumidores com o ecossistema geral dos produtos”, afirma Demian Falestchi, CEO Kids Corp.

Marcas preferidas do público infanto-juvenil

O estudo da Kids Corp, que analisa as marcas preferidas pelas crianças e adolescentes na América Latina, contou com aa participação de 8437 pessoas, entrevistadas entre janeiro e julho de 2023.

Entre as marcas selecionadas como preferidas peo target, destacam-se o YouTube (13%), Roblox e Nike (8% cada), Adidas e McDonald´s (7% cada), Netflix e PlayStation (6%) e Disney (5%).

Em relação às marcas que o público infanto-juvenil confia, são mencionados YouTube (24%), Netflix (23%), Adidas (21%), Coca-Cola (20%), Google (19%), Disney (18%), Samsung e McDonald’s (17% cada), Nike (16%), All Star e PlayStation (13%), Amazon, Apple e Danone (12%) e Danoninho (11%).

Em relação às marcas de tênis prediletas, aparecem na pesquisa a Nike (27%), seguido por Adidas (23%), Olympikus (12%) e Converse (11%).

As razões indicadas para a predileção pelas marcas sã: alegrar o público (31%); ser engraçada (30%); ter alta qualidade (25%); por causa do conteúdo (19%); porque os amigos usam (18%); por ser uma marca em que confiam (17%) e que veem a todo momento (17%).

Além disso, “porque é uma marca feita para mim” (14%), “meus pais usam e gostam” (13%) e “vejo em todo lugar” (13%), “porque é uma marca para todo mundo” (8%), “meus irmão usam” (6%) e “celebridades recomendam” (6%) também apareceram entre as respostas.

“Os motivos de preferência por determinadas marcas têm a ver não só com sua construção no passado, mas também com o presente e com sua trajetória e comunicação desses produtos”, destaca Demian Falestchi.

Preferência por anúncios publicitários

Quanto aos anúncios das marcas, o público infanto-juvenil prefere aqueles assinados por McDonald´s e Coca-Cola (10%), YouTube (8%), Adidas (7%), Disney e Nike (6%).

O principal canal em que as campanhas foram assistidas é o YouTube (52%), seguido de TV aberta (23,4%), de sites na internet (20,8%),TikTok (19,4%) Instagram (18,2%), TV a cabo (15,8%) Facebook (10,4%), aplicativos (8,1%) e vídeos dentro de games (6%).

Comportamentos online

Os canais de YouTube prediletos do público infanto-juvenil no Brasil são: Minecraft (11%); Luccas Neto (10%); Você Sabia (7%); Whindersson Nunes (7%); Maria Clara & JP (7%); Felipe Neto (7%); Manual do Mundo (6%); Crescendo com Luluca (4%); Gato Galactico; Barbie; Nobru, Peppa Pig, AuthenticGames e Renato Garcia (com 3% cada) e Pocoyo (2%).

Enquanto os influenciadores mais mencionados são Luccas Neto (21%), Whindersson Nunes e Felipe Neto (14%), Minecraft (13%), Maria Clara & JP (12%), Você Sabia (11%), Gato Galactico e Galinha Pintadinha (8%), Crescendo com Luluca (7%); Manual do Mundo; Enaldinho; Coisa de Nerd e Virgínia Fonseca, com 6% cada e AuthenticGames e NOBRU (5%).

Gostos e preferências das crianças e adolescentes

Sobre a lista de desejos e preferências para o Dia das Crianças, o CEO da KidsCorp explica que “o interesse e a atenção das crianças são mobilizados de forma multifatorial, por isso a marca precisa assimilar quais são os motivadores e elementos que compõem o ecossistema que as crianças estão inseridas”.

A partir do levantamento feito entre 3150 entrevistados de 3 a 18 anos, a Kids Corp aponta que a data é esperada com expectativa por 80,5% das crianças e adolescentes.

Enquanto crianças menores de 3 a 5 anos apresentam-se com um entusiasmo generalizado (92,4%), o nível de interesse reduz entre os adolescentes de 13 a 18 anos, faixa em que quase 40% têm pouco (21,4%) ou nenhum desejo (16,9%) em relação a data.

A lista de presentes mais esperados é liderada pelos smartphones, com taxa de 24,8% de preferência – índice que sobe para 31% na faixa entre 13 e 18 anos.

Em segundo lugar estão os vale-presentes (17,8%), seguidos por tênis (16,7%), índice que se eleva na faixa entre 13 e 18 anos (21,5%), jogos eletrônicos (14,3%), item que aumente para 18,2% do público entre 6 e 12 anos. Entre 3 e 5 anos ganham destaque as bonecas (25,7%) e os bonecos de ação (17,9%).

O levantamento também mapeou que 93,8% dos pequenos deverão passar o Dia das Crianças acompanhados de seus pais, 30,6% com irmãos e irmãs, 22,7% com avôs e avós, 10,9% com outros familiares e 4,7% com padrinhos e madrinhas.

Ao pensar a estratégia de lançamento e de comunicação se pode capitalizar informações sobre preferências e gostos que sirvam como insumo para a criação de campanhas publicitárias criativas”, pontua Falestchi. “E até fazer ajustes nos produtos de forma que estejam alinhados com a demanda do consumidor.”

Jornada de compra dos brinquedos

A Askids, plataforma de dados e insights do segmento menor de idade, também realizou um mapeamento da jornada de compra de brinquedos por crianças e seus pais.

A partir de uma pesquisa feita com 3 mil pessoas entrevistadas, o estudo mostrou que nove em cada dez (entre 4 e 17 anos), têm um impacto significativo nas escolhas de seus pais quando se trata de aquisição de brinquedos.

Apesar das crianças desempenharem um papel crucial nas decisões de compra de brinquedos, 65% afirmaram que compram – ou pedem aos pais para comprraem -o produto anunciado.

A compra de brinquedos tem uma forte âncora no mundo offline, com destaque para as compras feitas pelas mães. Já no online, os marketplaces lideram as transações. Essa dualidade reflete a necessidade de uma estratégia de compra versátil em um mundo onde as crianças são protagonistas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também