Fifa faz mea culpa perante patrocinadores
Em reunião com Adidas, McDonald´s, Visa, Coca-Cola e AB Inbev, instituição prometeu transparência e mudanças
Em reunião com Adidas, McDonald´s, Visa, Coca-Cola e AB Inbev, instituição prometeu transparência e mudanças
Meio & Mensagem
21 de agosto de 2015 - 8h32
Em meio ao maior escândalo de corrupção de sua história, a Fifa reuniu seus patrocinadores nesta quinta-feira 20, em Zurique, na Suiça, para prometer transparência e mudanças na instituição.
Estiveram presentes no encontro Adidas, McDonald´s, Visa, Coca-Cola e a AB Inbev, empresas que desde junho, quando os dirigentes da entidade foram presos, cobram um posicionamento. A Fifa teme que os casos de corrupção afastem os patrocinadores.
O responsável pelo momento de transição será François Carrard, ex-dirigente do Comitê Olímpico Internacional (COI), que conduziu um processo semelhante na entidade em que trabalhou.
Em julho, a entidade admitiu que os escândalos afetam a captação de novos patrocinadores. Após perder a companhia aérea Emirates e a empresa de tecnologia Sony, no início deste ano, a Fifa reconheceu dificuldades de conseguir apoiadores financeiros.
"A situação não nos ajuda a fechar novos acordos. E estou certo de que até a eleição, em 26 de fevereiro [para novo presidente], não haverá nenhum anúncio importante", disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em coletiva de imprensa. A Fifa sofre o impacto também em patrocínios regionais. Valcke admitiu que o momento não é fácil e que a Fifa vai se reunir frequentemente com seus patrocinadores.
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