Final de ano: Bauducco e Sadia são as preferidas nas comunidades
Outdoor Social revela os itens indispensáveis de festividades de moradores das favelas de maior potencial econômico do País; alimentos como peru, chester e panetone lideram
Final de ano: Bauducco e Sadia são as preferidas nas comunidades
BuscarFinal de ano: Bauducco e Sadia são as preferidas nas comunidades
BuscarOutdoor Social revela os itens indispensáveis de festividades de moradores das favelas de maior potencial econômico do País; alimentos como peru, chester e panetone lideram
16 de dezembro de 2021 - 15h14
Dando continuidade ao levantamento Persona Favela, que mapeia os interesses e tendências dos habitantes do G10 — bloco das favelas do Brasil que têm potencial de consumo de R$ 9,9 bilhões –, o instituto Outdoor Social Inteligência buscou entender as preferências relacionadas às festividades de final de ano. Entre os resultados, o destaque vai para as comidas e bebidas que estarão presentes nas celebrações de Natal e Ano Novo. Ao todo, foram ouvidas 435 pessoas, maiores de 18 anos, de todas as regiões do País.
Parte da mesa clássica da data, o peru e o chester se mostraram alimentos essenciais: mais da metade dos respondentes (54%) apontaram as aves como essenciais e estão dispostos a gastar uma média de R$ 97 pelo item. A marca líder da categoria é a Sadia, com 58,9% das respostas, seguida da Seara (14,4%), Perdigão (12,3%) e Aurora (2,1%).
Já na parte de panetones, o tradicional doce natalino é citado por 49% dos indivíduos, entre os quais 56,3% apontam preferir a Bauducco a outras marcas, como Visconti (10,4%), marcas de mercados locais (7,3%), Nestlé (4,2%) e Cacau Show (3,1%). Para panetones, o ticket médio é de R$ 68.
Alimentos como rabanada (22%), uva passa (13,4%) e bacalhau (16,9%) também foram incluídos nas respostas. Para os que fogem das tradicionais refeições, o churrasco aparece como algo associado às festas nas comunidades por metade da amostragem. A mesma parcela afirmou que a cerveja neste momento é imprescindível.
No âmbito das bebidas, o vinho nos dias 24 e 25 de dezembro é pedida de 19% da população. O Outdoor Social identificou que as marcas mais populares entre os tintos são o Pérgola, citado por 22,4%, o São Tomé, com 14,3% das respostas; e em seguida Quinta do Morgado (10,2%), Casal Garcia (2%), Dom Bosco (6%), Salton (4,1%), Natal (8,2%). Já a Sidra se mostra o espumante favorito de 26,8% dos moradores do G10, enquanto Chuva de Prata e Cereser aparecem com 22% e 17,1%, respectivamente. As pessoas se mostram dispostas a pagar até R$ 47 em bebidas.
Ao todo, os 435 entrevistados aceitam desembolsar até R$ 314,27 na ceia de Natal, enquanto o valor para o Réveillon fica em R$323,27. Os jovens de 18 a 34 anos são os que mais mostram disposição a pagar. Segundo análise do instituto, o resultado pode estar associado ao crescimento de uma força de trabalho jovem dentro das favelas e a prioridade em relação ao lazer nesta faixa etária.
“Acredito que nesse momento depois da aplicação da vacina na maioria da população, as pessoas se comprometerão a estar reunidos com a família e viver momentos de lazer”, aponta Emília Rabelo, fundadora do Outdoor Social. “Nesse caso, quem não foi severamente afetado pela pandemia irá fazer compras, viajar e usufruir de tudo o que tem direito, sobretudo depois de tantas privações nos últimos tempos”, completa.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros