Assinar

Foco em resultados pauta Guia Salarial da área de marketing e vendas

Buscar

Foco em resultados pauta Guia Salarial da área de marketing e vendas

Buscar
Publicidade
Marketing

Foco em resultados pauta Guia Salarial da área de marketing e vendas

Robert Half, realizadora da pesquisa, destaca key account e gerente de vendas como cargos de destaque para 2019


11 de outubro de 2018 - 13h11

 

“O profissional, agora, precisa ter uma forte veia analítica, entender de números e saber interpretar dados diversos”, diz Maria Sartori, gerente sênior de recrutamento de Robert Half (crédito: Startup Stock Photos/Pexels)

O momento de instabilidade brasileira fez com que as exigências, buscadas pelas empresas no momento de contratação, deixassem de condizer com o salário oferecido ou com a função a ser desempenhada pelo funcionário. Assim, profissionais passaram a candidatarem-se a vagas que pedem menos experiência e a aceitarem ofertas abaixo de suas remunerações anteriores. A análise é de Robert Half, empresa de recrutamento responsável pela 11ª edição do Guia Salarial.

Para 2019, as posições de key account e gerente de vendas recebem destaque. “O foco no resultado e a na boa comunicação, além de capacidade de convencimento, são qualidades determinantes para quem quer atuar na área de vendas e marketing”, explica Maria Sartori, gerente sênior de recrutamento de Robert Half. Entre as empresas com faturamento anual inferior a R$ 500 milhões, a expectativa de salário para o cargo de key account é de, no mínimo, R$ 10.400 e de, no máximo, R$ 17 mil; e para o cargo de gerente de vendas, R$ 27 mil e R$ 60 mil.

A posição de gerente de vendas pode chegar a R$ 105 mil, em empresas com faturamento anual superior a R$ 500 milhões, registrando a maior remuneração do setor. Já em marketing, o salário mais alto fica por conta do diretor, que em companhias desse mesmo porte, pode receber até R$ 45 mil.

Confira a remuneração de outras posições profissionais:

 

De acordo com Maria Sartori, os olhos das empresas viraram-se para a área de vendas. “O departamento é a porta de entrada de receita de qualquer organização e esse é o momento de alavancar os resultados e aproveitar o movimento do cliente, seja ele uma pessoa física ou uma empresa com foco na retomada”, explica. Na mesma direção, a área de marketing volta a ser reconhecida: “Hoje, esse departamento é visto como estratégico, pois faz a ponte da necessidade de um consumidor em constante transformação com as execuções das empresas”.

O estudo ainda aponta que a principal característica demandada pelas companhias para o setor de vendas e marketing é conhecimento em dados. Segundo a gerente sênior de recrutamento, o data-driven é um importante aliado para alavancar o crescimento, fidelizar clientes e melhor a rentabilidade do negócio. Porém, com a transformação digital, essa não tem sido a única exigência do mercado. Profissionais que atuam com estratégias online e são multitarefas também são requisitados. Maria explica que, antigamente, os funcionários mais valorizados eram aqueles com perfil criativo.

Metodologia
Para a 11ª edição do Guia Salarial, a Robert Half realiza análises de propostas financeiras para futuras contratações, feitas pelos clientes da empresa, e de salários já praticados no mercado, que constam no banco de dados da companhia. A pesquisa também é baseada na percepção dos consultores e gerentes de Robert Half; em estudos globais com diretores de recursos humanos, Chief Financial Officers (CFOs) e Chief Information Officers (CIOs); e em uma avaliação do ramo de recrutamento.

*Crédito da foto no topo: Lukas/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • The Town apresenta uma nova atração: a The Tower

    The Town apresenta uma nova atração: a The Tower

    Idealizada por Roberto Medina, a atração pretende transportar o público para dentro de um espetáculo que une dança, performance e música em todos os dias do festival

  • NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados

    NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados

    Quinta edição do estudo da Opinion Box contará com pontuação média de segmentos como casas de apostas e moda infantil