Sirena Gramado: o complexo turístico de mais de R$ 1 bilhão
Complexo reunirá imóveis, entretenimento e hotelaria e se apoia em conceito de place branding
Dody Sirena, cofundador da DC Set Group, apresenta seu novo projeto: o complexo turístico Sirena Gramado, espaço de 205 hectares que será construído entre a cidade de Gramado e o Parque Caracol, no Rio Grande do Sul. A iniciativa tem investimento superior a R$ 1 bilhão e é idealizada e financiada por Dody Sirena. Jaime Sirena, CEO da Star Ópera Incorporadora, é o gestor. O projeto terá execução em fases. A primeira deve ser concluída em 2027.

Primeira fase do projeto Sirena Gramado deve ser concluída em 2027 (Crédito: Divulgação)
A proposta do Sirena Gramado é reunir hotelaria, entretenimento e imóveis em um único empreendimento turístico. Na hospitalidade, o complexo terá a rede de resorts de luxo Clube Med como parceiro para compor o espaço que terá residências, atrações culturais, gastronômicas e espaços integrados à natureza.
“É a realização de um sonho. Este é, de fato, um projeto de vida. O complexo reúne tudo o que construí ao longo de mais de quatro décadas no mundo do entretenimento, nos shows, nas arenas e nos parques criados ou administrados pela DC Set Group. O Sirena Gramado sintetiza essa trajetória e, ao mesmo tempo, representa um retorno às minhas origens, já que nasci e cresci na Serra Gaúcha. Ver um projeto dessa dimensão e repercussão internacional ganhar forma nesse lugar me orgulha profundamente”, diz Dody Sirena, em comunicado.
O projeto do complexo conta com atrações como pista de esqui outdoor, parque de arvorismo, jardim botânico e trilhas. Também serão construídos um hospital, espaço para casamentos, centro de convenções, restaurantes temáticos, chocolateria, fábrica de sorvetes, adega e um spa.
Place branding
O Gad’ foi responsável por desenvolver a identidade e segue com a gestão de place branding – ou seja, a aplicação de estratégias de branding a um lugar para construir sua imagem e torná-lo desejável. Alguns exemplos dessa atuação são Costa Rica, com o conceito de “Pura Vida”, e Berlim, com “Be Berlin”.
A estratégia concebida pelo Gad’ busca posicionar o Sirena Gramado como uma conexão entre a Gramado de hoje e a do futuro. O nome foi escolhido, segundo a empresa, por sua capacidade de sugerir beleza, magnetismo e sofisticação, além de evocar charme e exclusividade, combinando a atmosfera única da Serra Gaúcha com a ideia de um refúgio envolvente e inspirador.
“O naming resgata a elegância de grandes marcas que carregam o sobrenome das famílias, com um leve charme italiano, e reconhece e homenageia toda a trajetória de Dody Sirena, que há mais de 40 anos cria momentos e ambientes de celebração. A marca traduz a proposta de oferecer experiências imersivas de gastronomia, lazer e bem-estar para moradores e visitantes”, afirma Luciano Deos, CEO do Gad’.
