Heineken abre a temporada de chope
Marketing da cervejaria holandesa coloca o produto como estrela de suas ações para os próximos meses
Marketing da cervejaria holandesa coloca o produto como estrela de suas ações para os próximos meses
Jonas Furtado
5 de agosto de 2013 - 10h23
A Heineken começa a veicular nesta semana, em canais de TV por assinatura e na internet, uma campanha estratégica para os negócios da cervejaria no segundo semestre. Pela primeira vez desde que a companhia de origem holandesa desembarcou de vez no Brasil, em janeiro de 2010, com a compra da Femsa, a cerveja lager deixa o posto de protagonista das ações de marketing. A estrela da vez é o chope.
A troca está relacionada ao patrocínio da marca ao Rock in Rio, onde trabalhará somente com este produto. Paralelamente, a Heineken fará ativações para divulgar o seu chope diretamente nos bares. A empresa investiu em treinamento a fim de que os funcionários de casas selecionadas aprendam a tirar a bebida pelo método star serve, que será promovido ainda em pontos exclusivos dentro do Rock in Rio, como a chegada da tirolesa gigante, o lounge da cervejaria e a área vip do festival.
Em volume, o chope responde por 7% das vendas da companhia no Brasil, índice bem acima do que representa (3%) no mercado nacional de cervejas, como um todo. O gerente de marca da Heineken, Bernardo Spielmann, diz que a marca está entre as cinco mais vendidas do segmento.
“A competição é um pouco menor, não são todas marcas que tem formato chope. Quando estiver um pouco mais desenvolvido, é um mercado que também terá uma segmentação premium mais definida”, diz Spielmann, que está na subsidiária brasileira desde janeiro de 2011. Antes, por cinco anos e meio, trabalhou na Heineken nos Estados Unidos. “Hoje, quase metade das gôndolas de cerveja do Pão de Açúcar, por exemplo, estão ocupadas por marcas premium, internacionais e artesanais. A gente prevê que o mercado de chopp deve caminhar nesse sentido, quanto à percepção do consumidor.”
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros