Herlander Zola troca Volkswagen por BMW
Executivo vai dirigir agora as estratégia de marketing da montadora alemã, que planeja consolidar a sua presença no mercado de luxo do País com a nacionalização de sua planta industrial
Executivo vai dirigir agora as estratégia de marketing da montadora alemã, que planeja consolidar a sua presença no mercado de luxo do País com a nacionalização de sua planta industrial
Meio & Mensagem
9 de novembro de 2012 - 8h50
O novo diretor de martketing da BMW, Herlander Zola, ex-gerente de marketing da Volkswagen, assume o trabalho de construção da marca, ícone mundial entre os carros de luxo, em um momento extremamente estratégico para a montadora alemã no Brasil. Em cerimônia com direito até à presença da presidente Dilma Roussef, a BMW apresentou no fim do último mês de outubro um aporte de R$ 530 milhões para construir a sua primeira fábrica no Brasil. Erguida na cidade de Araquari, no norte de Santa Catarina, a planta terá capacidade para produzir 30 mil veículos ao ano a partir do segundo semestre de 2014.
O plano de triplicar as vendas da marca no Brasil, que hoje variam entre 10 mil a 12 mil unidades ao ano, vem acompanhado da missão de pegar carona nas oportunidades abertas pelo mercado de luxo brasileiro, que tem a sua movimentação anual da ordem de R$ 20 bilhões, cifra estimada para o ano de 2012, puxada especialmente pelo setor automotivo, com seus requintados lançamentos e eventos altamente personalizados. De acordo com a BMW, a participação do mercado de luxo no consumo cai de 25% das vendas na Alemanha para apenas 1% no Brasil.
O potencial do segmento dá a dimensão do desafio de Zola, que pretende expandir os momentos de experimentação e intensificar a relação do consumidor com a BMW a partir do encantamento que a grife proporciona. Em 2013, por exemplo, Zola comandará a nova edição do BMW Jazz Festival. Com 12 anos de experiência na indústria automobilística, o executivo de 38 anos de idade é formado em administração de empresas e pós-graduado em marketing pelo IMES, tem MBA pela FIA/USP e cursos de especialização na FGV e Stanford University, nos Estados Unidos.
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