Hugo Barra deixa a Xiaomi
Brasileiro, há quase quatro anos na empresa, liderou o processo de expansão global da marca
Brasileiro, há quase quatro anos na empresa, liderou o processo de expansão global da marca
Sergio Damasceno Silva
24 de janeiro de 2017 - 16h16
Hugo Barra, o brasileiro que é vice-presidente global da Xiaomi, surpreendeu a todos nesta segunda-feira, 23, ao publicar um longo post em seu perfil no Facebook em que comunicou sua decisão de deixar a empresa chinesa em fevereiro e voltar a residir no Vale do Silício, nos Estados Unidos. “Foi a maior e mais desafiadora aventura da minha vida. Me mudei para Pequim, a 6,5 mil quilômetros fora da minha zona de conforto no Vale do Silício, para construir a partir do zero uma startup. Essa viagem foi nada menos do que espetacular em todos os sentidos e posso dizer com orgulho que a Xiaomi global é o primeiro bebê que ajudei a trazer ao mundo”, postou.
E explica que a decisão de deixar a companhia e a China, quase quatro anos depois de ter assumido o desafio, deve-se a um motivo pessoal: “Percebi que os últimos anos em tal ambiente singular cobrou um pedágio enorme na minha vida e começou a afetar minha saúde. Meus amigos e o que considero ser a minha casa e minha vida estão no Vale do Silício, que também é muito mais perto de minha família”, disse.
No próprio post, o executivo deixa claro que começará algum novo projeto no Vale do Silício sem dar mais detalhes. No lugar de Barra, assumirá o vice-presidente sênior Xiang Wang. O cofundador da Xiamoi, Bin Lin, citado no post de Barra, expressou-se sobre a saída do brasileiro: “Quando Hugo se juntou à empresa há três anos e meio, demos início a uma incrível aventura para transformar a Xiaomi em um player global. Percorremos um longo caminho desde então, e eu não poderia ser grato o suficiente por ele ter contribuído tanto para a jornada da Xiaomi. Tanto quanto gostaríamos que Hugo ficasse conosco em Pequim por mais tempo, entendemos seus desafios pessoais e desejamos o melhor em seus empreendimentos futuros. Eu também estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com ele em seu novo papel como conselheiro da Xiaomi. Xiang Wang, vice-presidente sênior da Xiaomi, irá liderar todos os nossos esforços globais daqui para a frente. Temos ambiciosos planos de expansão para 2017 e estamos confiantes na liderança de Xiang para levar nossos negócios globais a posições ainda mais altas!”
Compartilhe
Veja também
Criadores de música e audiovisual perderão R$ 116 bi para IA até 2028
Mercado de conteúdos musicais e de audiovisual gerados por IA crescerá exponencialmente em cinco anos, revela pesquisa encomendada pela CISAC
Nomad apresenta Dólar Nomad com Márcia Sensitiva e Pri Ferraz
Fintech lança Dólar Nomad para compra com economia e recebimento da moeda no prazo de um ano, e apresenta campanha com videntes