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iPad Air é a estrela dos lançamentos da Apple

Companhia apresentou nova geração de tablets e desktops


22 de outubro de 2013 - 6h07

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Do ProXXIma

A Apple anunciou nesta terça-feira, 22, no já tradicional evento em San Francisco, uma série de novidades para a indústria da tecnologia. A principal delas é a nova geração de iPads – o iPad Air – que chega ao mercado dos Estados Unidos no dia 1º de novembro pelo valor de US$ 500. A apresentação do dispositivo móvel foi liderada por Tim Cook, presidente-executivo da companhia, que, além da quinta geração de iPads, revelou produtos e números impressionantes.

Sem data para desembarcar no Brasil, a nova geração de tablets da Apple é considerada pela empresa o dispositivo móvel que possui a tela grande mais leve do mundo. O iPad Air possui conexão com redes de internet móvel 4G e apresenta o processador A7. O tablet tem câmera iSight de 5 MP, câmera frontal FaceTime HD, e, pela primeira vez, dois microfones.

O iPad 2 continuará sendo vendido por a partir de US$ 400 nos Estados Unidos. Segundo Cook, até o começo de outubro, a Apple vendeu 170 milhões de iPads em todo o mundo. Além disso, o uso do iPad chega a 81% contra 19% das outras marcas. "O iPad é utilizado quatro vezes mais do que quaisquer outros tablets combinados", enfatizou Cook.

Novo iPad mini
A versão menor do iPad também era extremamente aguardada pelos fãs da Apple. O novo iPad mini foi apresentado com foco em sua tela de Retina, com 7,9 polegadas. O produto também chegará às lojas do mercado norte-americano em novembro deste ano, no valor inicial de US$ 400.

Os novos desktops
A Apple também anunciou a atualização de sua linha de notebooks topo de linha MacBook Pro. Os novos aparelhos chegam aos EUA com custo de US$ 1,3 mil. O valor é para o MacBook Pro com tela de 13 polegadas. Já o MacBook Pro com tela de 15 polegadas chega aos EUA por US$ 2 mil.

Além dos notebooks, a companhia anunciou o novo Mac Pro, computador mais potente da Apple. O modelo tem como destaque a possibilidade de rodar imagens em até três monitores com resolução 4K, quatro vezes maior resolução do que os monitores Full HD. De acordo com a Apple, é possível editar vídeos nesta altíssima resolução em tempo real.

Um dos destaques do aparelho é o design, que o faz parecer um abajur pequeno. A Apple afirma que ele consegue fazer uma economia de até 70% no consumo de energia se comparado ao modelo anterior. O aparelho custará US$ 3 mil, e chega em dezembro ao mercado norte-americano.

Quanto ao sistema operacional Mavericks, a Apple também apresentou novidades. A companhia afirmou que sistema aumenta a vida útil da bateria em até 1 hora a mais de uso. O programa também vai melhorar o desempenho dos Macs aprimorando o uso do processador.

A atualização do Mac para o novo sistema operacional será gratuita e ocorrerá até em versões do OSX antigas. De acordo com a Apple, mesmo se o usuário estiver em uma versão antiga do sistema, o upgrade será gratuito, desde que a máquina seja compatível.

Vendas do novo iPhone e iTunes Radio
Segundo Cook, em setembro, mais de 9 milhões de novos iPhones foram vendidos no primeiro final de semana de comercialização dos aparelhos, em nove mercados diferentes. “Foi o maior lançamento de iPhones de todos os tempos", afirmou o executivo. Além disso, ele revelou que, cinco dias após o lançamento do iOS 7, mais de 200 milhões de aparelhos já rodavam o sistema operacional, sendo que, no total, 64% dos dispositivos da empresa já estão com a nova versão do software,

Outro dado interessante abordado na apresentação foi referente ao iTunes Radio. De acordo com a Apple, o serviço de músicas online gratuito já conta com 20 milhões de usuários do iTunes, sendo que, no total, mais de 1 bilhão de músicas foram ouvidas desde o lançamento do serviço em setembro.

Cook também revelou que a loja de aplicativos App Store já possui mais de 1 milhão de aplicativos, totalizando mais de 60 bilhões de downloads. Além disso, segundo o executivo, a Apple já pagou mais de US$ 13 bilhões aos desenvolvedores de aplicativos em todo o mundo. 

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