Itubaína assume visual retrô em toda linha
O padrão ?antigo?, utilizado inicialmente como edição limitada conquistou fãs no mercado
O padrão ?antigo?, utilizado inicialmente como edição limitada conquistou fãs no mercado
Roseani Rocha
7 de julho de 2015 - 11h30
Utilizado inicialmente apenas nas embalagens long neck e lata (350 ml), e com o objetivo de funcionar como uma edição limitada, o visual retrô de Itubaína vai tomar conta de toda a família de produtos, passando a incluir PET 2 l, PET 237 ml e vidro (600 ml).
A novidade chega às gôndolas, bares e restaurantes neste mês de julho e são a aposta da marca para manter o bom desempenho que vem registrando. “A versão retrô foi lançada em 2008 exatamente com o objetivo de oferecer uma experiência diferenciada de resgate dos bons tempos. Inicialmente, seria uma edição limitada, mas o sucesso e aceitação do público foi tanta que a companhia incorporou o produto no seu portfólio fixo”, conta Lúcio Esteves Neto, gerente de marketing de Itubaína.
Segundo o executivo, a última alteração de visual da versão PET havia ocorrido em 2010 e as alterações recentes partiram de insights de estudos qualitativos realizados sobre a marca com os consumidores e, depois, colocados à prova em pesquisas quantitativas. O consumidor, diz Lúcio, já entendia o portfolio Itubaína como uma marca única, consideravam o visual retrô uma experiência diferenciada e queria essa unidade visual entre as diferentes versões do produto. “Mesmo para os não consumidores o visual preferido foi o que irá ao mercado, o que nos deixa muito seguros da escolha e da fortaleza que temos com a identidade da marca”, revela.
A nova identidade visual da família de produtos será divulgada com ênfase no PDV, para o qual foram criados mais de 20 materiais de comunicação diferentes, em digital e, pela primeira vez, com mídia off-line. Neste caso, a mídia será concentrada em pay-tv, por meio de patrocínios a programas adequados ao target da marca, e mídia exterior em alguns dos principais mercados para a marca.
Itubaína é distribuída em todo Sul, Sudeste e Centro-Oeste e em parte das regiões Norte e Nordeste. A capital paulista é o principal mercado para a marca, onde é uma das líderes, e também é forte em regiões de Minas Gerais e Paraná. Outro mercado com grande potencial é a Bahia, onde foi lançada no segundo semestre de 2014 e segundo a companhia foi muito bem aceita. “A marca é diferenciada, oferece uma experiência muito proprietária para seus consumidores e, não menos importante, tem um sabor único, inconfundível. Entendemos que é uma marca de grande potencial em qualquer mercado que ela atue”, avalia o gerente de marketing da marca.
Nos últimos sete anos, o refrigerante, lançado em 1954, tem crescido a uma taxa média de 20% em volume e 30% em valor. Segundo a Brasil Kirin, embalagens PET têm puxado esse crescimento, por isso, 60% do orçamento anual de marketing para a marca foram alocados para a comunicação da padronização da linha.
Compartilhe
Veja também
Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034
Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento