Loja do Mecânico investe em estratégia de branding com a MGNT
Novo posicionamento da marca tem o objetivo de gerar aumento de reconhecimento do público para além dos profissionais manuais
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Rafaela de Oliveira
19 de outubro de 2023 - 8h04
A Loja do Mecânico, maior e-commerce de máquinas e ferramentas da América Latina, contrata a MGNT como parceira. A agência irá liderar toda a estratégia de branding, experience, integração dos canais de relacionamento físico e online das atuais 16 lojas. Com isso, o objetivo é transformar a varejista em um ecossistema omnichannel de serviços oferecidos aos clientes.
Marcio Fritzen, sócio e co-CCO da MGNT, explica que a parceria se dá em uma relação always on estratégica, com a intenção de gerar aumento de reconhecimento do público para a marca. “Queremos inserir uma camada de brand equity para deixar a marca mais conhecida”, afirma. “Trabalharemos em um posicionamento que vai tocar o cliente não só no ponto de vista racional, sobre ‘qual o preço’ ou ‘qual o prazo de entrega’, mas também se tornar uma marca desejada.”
O CEO da Loja do Mecânico, Luciano Sessim, menciona quatro pilares da comunicação que a marca espera atingir com a parceria: democratização da tecnologia, fonte de educação e conteúdo, omnicanalidade e reconhecimento como polo de novidade.
“A Loja do Mecânico dá espaço para os profissionais ensinarem os outros e as pessoas que estão aprendendo também vão conquistar o seu espaço com aquele conhecimento”, diz o CEO sobre o pilar da educação e conteúdo. “Queremos democratizar o conhecimento através dos canais digitais, mas sem generalizá-lo e atuando como um facilitador desta relação de aprendizado.”
Neste ano foram inauguradas sete lojas físicas que totalizam 17 até o momento, mas o planejamento conta com a abertura de outras três lojas até o fim de 2023. Sessim menciona que também faz parte do plano da empresa chegar a cinco bilhões de reais de faturamento até 2027, enquanto para este ano é previsto o faturamento superior a um bilhão de reais.
“Nos próximos anos iremos aumentar a participação nos canais digitais (marketplace in e out e televendas), que representam hoje 80% da venda, enquanto as lojas físicas representam em torno de 10%”, aponta o CEO. Sendo assim, o objetivo é que a representação das vendas seja meio a meio, entre lojas físicas e canais digitais em quatro anos.
As lojas físicas da rede também atuam como hubs de distribuição, em que as compras podem ser realizadas pelo site ou app e retiradas ou expedidas pela loja, o que influencia na eficiência do atendimento e no preço do frete. “Conseguimos ter essa vantagem competitiva que nos dá mais flexibilidade e velocidade porque o nosso front do site é todo próprio, não usamos nenhuma plataforma de mercado”, conta Sessim.
“Apesar do reconhecimento da Loja do Mecânico nos meios digitais, acreditamos que essa multicanalidade e a entrada das lojas físicas em diversas regiões do país vai potencializar sua expansão entre os profissionais e gerar reconhecimento do público de não-profissionais, furando a bolha dos hobistas”, frisa o co-CCO da MGNT.
“Junto com a Magenta, queremos incentivar os profissionais manuais a terem orgulho do que fazem, retratando quem eles são e sua paixão”, conclui Luciano Sessim.
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