Assinar

Marcas consagram Anderson Silva no UFC

Buscar
Publicidade
Marketing

Marcas consagram Anderson Silva no UFC

Com apelo ?família?, lutador amplia rol de patrocinadores e fecha também com a Nextel para evento no Rio de Janeiro


9 de outubro de 2012 - 7h12

Uma competição que virou sinônimo de esporte e atinge mais de um bilhão de lares em 149 países com 20 idiomas diferentes – e grande parte deste número de fanáticos está no Brasil. O país é o terceiro mercado mundial do UFC, atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá. A popularidade é tanta que a organização do evento está trabalhando para estabelecer um escritório no país.

O próximo embate será no sábado 13, no Rio de Janeiro, e terá como principal atração a luta entre Anderson Silva e Stephen Bonnar. Apesar da recente popularização do MMA (mixed martial arts), as entradas para o UFC 153 têm um preço pra lá de salgado: variam entre R$ 850 e R$ 1850.

Levando multidões a acompanharem suas lutas, Anderson Silva é o principal porta-voz do UFC. E um representante que traz uma série de associações positivas para o esporte. Não é a toa que ele hoje atrai inúmeras marcas. O atleta tem contratos publicitários vigentes com Budweiser, Philips e Renault. Tem ainda o patrocínio do Burger King, e acumula como sponsors técnicos Corinthians e Nike. Além disso, já fez campanhas pontuais para Ford, Honda, Riachuelo e Amazoo.

Para sua próxima luta, Silva fechou acordo pontual com a Nextel. O nome da operadora de telefonia móvel estará estampado no calção e na camiseta do campeão. A ação faz parte da plataforma “Rio Nextel”, uma estratégia para aumentar o reconhecimento da marca junto ao público carioca.

O case “Spider”

O sucesso de Anderson “Spider” Silva é tamanho que pode ser associado diretamente ao crescimento do número de fãs do MMA no País. A onipresença da imagem do lutador em veículos de massa levanta a questão da super exposição. A 9ine, que gerencia a carreira do atleta, diz que não é o caso.

“Ainda há espaço para trabalhar a imagem dele de algumas formas, não necessariamente com mais patrocinadores. Temos outros caminhos. Ele já é um ídolo no universo da luta esportiva, mas estamos tentando alcançar mais patamares junto a imagem dele no País. Ele tem uma visibilidade muito boa mas temos que trabalhar de forma organizada e com planejamento para não haver uma super exposição em um momento inadequado”, explica Evandro Guimarães, diretor de operações da 9ine.

A estratégia da 9ine é tratar o atleta como se fosse uma marca. “Usando recursos acadêmicos de marketing e comunicação em prol dele. Há um território de posicionamento para ser ocupado, com inserções na mídia de forma organizada”, conclui.

Clarisse Setyon, coordenadora do curso de pós-gradução do Esporte da ESPM SP, aponta que o perfil de Anderson Silva, agrega, e muito, valor ao esporte. “É família, casado, tem filhos, é todo certinho, arrumadinho”, aponta.

Veja matéria completa sobre a popularização do UFC no Brasil na edição impressa 1530 (de 8 de outubro de 2012) do Meio & Mensagem. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?

    Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?

    Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias

  • Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura

    Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura

    Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço