Marcas em campo: conheça os patrocinadores dos campeonatos estaduais
Campeonatos Carioca, Paulista, Mineiro e Gaúcho já contam com parcerias com empresas de diferentes segmentos
Marcas em campo: conheça os patrocinadores dos campeonatos estaduais
BuscarMarcas em campo: conheça os patrocinadores dos campeonatos estaduais
BuscarCampeonatos Carioca, Paulista, Mineiro e Gaúcho já contam com parcerias com empresas de diferentes segmentos
Valeria Contado
23 de janeiro de 2023 - 16h33
Atualizada em 27/01, às 13:41
Os campeonatos estaduais marcam o início da temporada brasileira de futebol. Com eles, também se inicia o ciclo de patrocínios esportivos e acordos com as federações. Entre essas competições, o Carioca, Paulista, Mineiro e Gaúcho, alguns dos principais torneios do País, já possuem os patrocinadores definidos para a temporada de 2023.
O Cariocão, transmitido pela Band, na TV aberta e fechada, e pela CazéTV foi um dos primeiros estaduais a ter seu início. Para a temporada 2023, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) já conta com a Betnacional como detentora dos naming rights da competição. Na temporada passada, a Betfair era a empresa que assinava o nome do campeonato.
Além da casa de apostas, o Sicredi é, pelo terceiro ano, apoiadora, junto com Assaí Atacadista, a escola de idiomas Yes! e a Drogarias Pacheco, marca pertencente ao grupo DPSP. Nesses casos, as empresas estarão presentes nas placas de campo e em ações de relacionamento que acontecerão durante a competição. Estão presentes nas placas de patrocínio também Cobrecom, Betnacional, Pixbet, Penalty e Uniasselvi.
Em São Paulo, o Campeonato Paulista também já teve seu início. A competição exibida pela RecordTv na TV aberta, e no Playplus, pela TNT Sports – marca esportiva da Warner Bros. – na TV por assinatura e no streming, e pelo YouTube, soma dez patrocinadores.
Pelo quinto ano seguido, o Sicredi é a marca detentora dos naming rights do Paulistão. Para a temporada 2023, as casas de aposta são as principais investidoras. A competição conta com Esportes da Sorte, que também é apoiadora da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha), Betano, Betnacional e Parimatch. As placas de publicidade nos campos paulistas exibem marcas como Assaí Atacadista, Cruzeiro do Sul Quartzolit, Multi e Unicid.
Além dessas, a marca de bebidas Guaraná Poty fechou um acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF) na qual promoverá ações nas redes sociais, e terá presença nos uniformes da equipe de arbitragem. A Federação conta, ainda, com Graac, Kappa, Odonto Company, Penalty e Quartzolit e como apoiadoras.
Com mudanças no regulamento para a edição deste ano, o Campeonato Mineiro tem a TV Globo como seu principal canal de transmissão. A competição contará com Sicob como a marca detentora dos naming rights. A Gerdau também permanece como apoiadora da competição pelo segundo ano consecutivo.
Além dela, a EstrelaBet fechou um contrato para a exibição da marca nas placas de estádio, carrinhos de maca e diversas ativações nas redes. As placas nos estádios exibem nomes como Assaí Atacadista, Betano, Betnacional, Betano, Drogarias Pacheco, HeatMap, Intelbras, Pixbet, Uniasselve e Webmotors.
Com transmissão realizada pela RBS TV e SporTV, o Gauchão terá a Ipiranga como detentora dos naming rights da competição, que também levará o nome da modalidade feminina. A empresa é parceira do campeonato desde 2015, e pretende realizar ações especiais, como venda de ingressos e exibição do troféu da competição nos postos, além de promoções e vantagens.
As placas nos estádios exibem nomes como Banrisul, Betano, Betnacional, Doctorclin, Desco, Esportes da Sorte, Intelbras, Marquespan, MrJack.bet, Ogochi, Pixbet, Panvel, Sicredi, Webmotors.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros