Hiper localização e comunidades: as estratégias da Shopee no Brasil

Buscar

Hiper localização e comunidades: as estratégias da Shopee no Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

Hiper localização e comunidades: as estratégias da Shopee no Brasil

Shopee investe no entendimento do panorama cultural e hábitos dos brasileiros para gerar conexão com o público e garantir a lembrança de marca


14 de fevereiro de 2023 - 15h42

Consumidores têm suas peculiaridades de acordo com o cenário geográfico e cultural em que estão inseridos, e é nisso que o marketing da Shopee aposta. A operação da plataforma de comércio eletrônico de Singapura desembarcou no Brasil em 2019. Desde então, vem refinando suas estratégias de comunidades e hiper localização para o público brasileiro.

Marketing da Shopee

(Crédito: rafapress/Shutterstock)

Investindo em uma linguagem simples e direta, com memes e assuntos quentes, além de parcerias com creators, a Shopee baseia seu marketing na criação do senso de comunidade e lembrança de marca. Alinhado à oportunidades e benefícios de compra no app, a plataforma acumula 15 milhões de seguidores em seus perfis oficiais em redes como Instagram, TikTok, Facebook e Twitter.

“Desde que estabelecemos a nossa operação no país em 2019, estamos atentos para compreender as necessidades de nossas comunidades locais”, comenta Felipe Piringer, head of marketing and growth da Shopee no Brasil. “Avaliamos como podemos aplicar nossa experiência global para ajudar pequenas e médias empresas do Brasil a se beneficiarem do crescimento da economia digital, escalar vendas de grandes marcas e conectar esses negócios a milhares de consumidores”, complementa.

Apesar de sua liderança entre os marketplaces no sudeste da Ásia e em Taiwan, a Shopee conta com 2 milhões de vendedores brasileiros e mais de 85% das vendas são de parceiros locais. Um dos objetivos da empresa é ajudar empreendedores a escalar no e-commerce e fornecer a melhor experiência de compra online para os consumidores. No Brasil, a plataforma atua contribuindo para o impulso da economia digital local.

Marketing da Shopee e a ascensão do e-commerce

A modalidade do live commerce veio à tona durante o período da pandemia para engajar os consumidores, conforme classifica o executivo. A Shopee trouxe o recurso ao mercado brasileiro em março de 2022. Em menos de um ano foram realizadas mais de 750 transmissões, com uma soma de 10 milhões de visualizações.

Em breve, as ofertas de Shopee Lives serão expandidas para vendedores dentro do app. “O objetivo é ter mais uma opção de recurso para o empreendedor ganhar exposição, construir sua comunidade com troca de mensagens ao vivo, mostrar mais detalhes e funcionalidade do seu produto, aumentar o tráfego de sua loja e consequentemente alavancar vendas”, explica. O recurso está em fase piloto e está disponível atualmente para empreendedores gerenciados e lojas de grandes marcas da seção Shopee Oficial.

A experiência além da compra aparece também na gamificação, uma das formas de diferenciação em meio aos e-commerces que operam no País. O app conta com jogos lúdicos e desenvolvidos especialmente para a plataforma como Shopee Candy, Shopee Bolhas, Shopee Letras, Shopee Pets entre outros.

“Os games permitem que os consumidores possam relaxar ao longo do dia e garantir moedas – parte importante para conseguir descontos. Isso faz com que os usuários da Shopee tenham ainda mais interesse em se manter no aplicativo, além de trazer uma experiência mais divertida”, detalha o head de marketing. Ademais, a fim de transmitir maior segurança, a Shopee tem recurso de garantia que retém o dinheiro da compra até que o comprador confirme o recebimento do produto.

Felipe Piringer, head of marketing and growth da Shopee no Brasil (Crédito: Divulgação)

Persona, comunidades e celebridades

As campanhas da Shopee já contaram com nomes como Larissa Manoela, Barões da Pisadinha e Xuxa. A rainha dos baixinhos, inclusive, foi nomeada embaixadora da marca. As ações se baseiam em músicas já conhecidas no imaginário brasileiro, proporcionando maior participação em hábitos culturais.

Nas redes sociais, a persona da Shopee entra como ferramenta de identificação. “Todo conteúdo é desenvolvido para conectar com o consumidor e oferecer o que gostam. De forma antenada e divertida, a persona da Shopee conversa de igual para igual com o público. Inclusive, demonstrando preocupação com os boletos no fim do mês e ser super fã de cupons, assim como os seguidores (shopeelovers)”, salienta o executivo.

Entre as atividades em plataformas digitais, acontece a Roda da Shô, no Twitter. O grupo restrito conta com as pessoas mais engajadas com o marketplace, em que cupons de desconto exclusivos são oferecidos. Além disso, o time da empresa envia, mensalmente, kits com cartinhas escritas individualmente aos seguidores mais engajados de todas as redes.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas