Mimo Festival chega ao Rio de Janeiro
Evento que tem shows gratuitos ocupa a cidade pela primeira vez; apresentações começam nesta sexta-feira, 13, e seguem até domingo, 15
Evento que tem shows gratuitos ocupa a cidade pela primeira vez; apresentações começam nesta sexta-feira, 13, e seguem até domingo, 15
Teresa Levin
13 de novembro de 2015 - 11h25
Com shows gratuitos, workshops e exibição de filmes, o Mimo Festival aporta pela primeira vez no Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira, 13. O evento, que tem direção de Luiz Calainho, Lú Araújo e Musickeria, conta com apresentação do Ministério da Cultura e Bradesco e patrocínio do BNDES. Até domingo, 15, ele promoverá na capital carioca 20 concertos, além de exibir 23 filmes e realizar 20 atividades educativas, entre workshops e aulas-espetáculo.
Em comemoração aos 450 anos da cidade, o festival de música instrumental celebrará a história do Rio de Janeiro com uma vasta programação, ocupando os principais espaços do patrimônio histórico carioca. Parque Lage, Museu da República, Cine Odeon, Igreja da Candelária, Igreja da Penha, Outeiro da Glória e Sala Cecília Meireles estão entre os locais que receberão atrações do Mimo.
A lista de artistas que se apresentarão no Mimo inclui nomes conhecidos do público brasileiro como Tom Zé, Alceu Valença e Band Black Rio mas ainda músicos que nunca estiveram no País como o guitarrista tuaregue Omara ‘Bombino’, considerado pela crítica mundial como o "Hendrix do Saara". Entre as atrações estrangeiras, também está o bluesman africano Boubacar Traoré e a dupla escocesa Chris Stout e Catriona McKay. Esta última está sendo trazida ao Brasil com apoio do British Council.
O Mimo foi realizado pela primeira vez em 2004, na cidade de Olinda, em Pernambuco. Ao longo de 11 anos, reuniu um público de quase um milhão de pessoas, em 300 concertos com grandes nomes da música Herbie Hancock, Madredeus, Buena Vista Social Club, Toninho Horta, Chick Corea e Gotan Project. Este ano, o festival já passou pelas cidades históricas de Paraty (RJ), Tiradentes (MG) e Ouro Preto (MG).
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros