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Nike e Under Armour na disputa pela NBA

Com Adidas fora do páreo após 2017, marcas esportivas querem assumir o posto de fornecedor oficial da liga


18 de abril de 2015 - 8h30

(*) E.J. Schultz, do Advertising Age

A disputa entre Nike e Under Armour poderá ter em breve um capítulo importante. As duas marcas devem competir pelos direitos de se tornar o fornecedor oficial de uniformes da NBA substituindo a Adidas, que anunciou na segunda-feira, 16, que não renovará o atual acordo que expira em 2017. A NBA não quis comentar as negociações, cujo desfecho é esperado para abril.

O patrocínio parece um caminho natural para a Under Armour, que tem ampliado sua presença no basquete recentemente. No entanto, a Nike não deve ficar parada e ceder espaço para a concorrente – que é menor, mas tem apresentado ritmo acelerado de crescimento. No segundo semestre do ano passado, a Under Armour quase fechou com Kevin Durant, mas o astro decidiu no último segundo permanecer com a Nike.

“A NBA é focada em encontrar o parceiro certo e, mais do que ninguém, tem uma visão de crescimento global”, aponta D.J. Koeller, vice-presidente da Intersport, empresa de esportes e entretenimento que já trabalhou com a liga em alguns negócios. "Sabendo que Under Armour e Nike têm aspirações de construir uma marca global, assim como a NBA, o alinhamento faz muito sentido", complementa.

A Nike também não quis se pronunciar sobre o assunto. Já uma porta-voz da Under Armour não respondeu prontamente um email pedindo comentários a respeito da negociação.

O Wall Street Journal publicou que a NBA tem preocupações sobre a Adidas, que caiu para o terceiro posto de vendas de material esportivo, atrás de Nike e Under Armour. O acordo com a Adidas ocorreu em 2006 e é estimado em US$ 400 milhões por 11 anos de contrato, segundo o jornal.

Segundo Koeller, o contexto mudou para a Adidas. “Em termos de popularidade com os millennials, Under Armour e Nike disputam cabeça a cabeça”, diz.

Em um pronunciamento citado pela ESPN, a Adidas afirma que está “reimaginando e reformulando o negócio e evoluindo a estratégia para olhar para novas formas de impulsionar a marca e apoiar o negócio a longo prazo". "Vamos investir mais em contar histórias que façam sentido para nosso consumidor, criando inovações de produtos, revigorando o basquete juvenil com nossos programas ‘Next Generation’ e dobrando nossa lista de atletas profissionais que endossam nossa marca na quadra”, complementa o comunicado.

Colaborou Ashley Rodriguez
Tradução: Fernando Murad

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