O que o marketing ensina às startups
Veja como certos movimentos de empresas de grande porte podem ser testados por startups
Veja como certos movimentos de empresas de grande porte podem ser testados por startups
Meio & Mensagem
15 de julho de 2014 - 12h34
(*) Do ProXXIma
Grandes marcas muitas vezes precisam agir como empresas de pequeno porte: assumir riscos, serem criativas e ágeis. Por outro lado, startups podem e devem aprender lições valiosas com empresas veteranas. Veja algumas práticas:
1. Experiência traz a vida para a marca
No passado, grandes marcas consideravam eventos ao vivo e patrocínios como algo importante para o mix do marketing. Recentemente, o pêndulo pendeu para outro lado, quando as empresas não obtiveram ROI suficiente. Porém, um evento bem executado pode provocar impressões muito boas na social media. Trata-se de estabelecer conexões emocionais com os consumidores, oferecer experiências que eles possam compartilhar. Não é só o evento, mas a amplificação dele.
2. Utilize real-time marketing
Sem necessariamente pagar pela mídia, é possível estabelecer conversas com a audiência. As grandes marcas estão ultrapassando os limites do possível ao ficarem ligadas a eventos populares e atuais.
3. Conte sua história com conteúdo original e convincente
Muitas grandes empresas estão investindo em seu próprio conteúdo. Para isso, contratam jornalistas para produzir content marketing e realizar uma curadoria daquilo que é relevante e interessante. É dizer ao consumidor: aqui está o que você precisa saber.
4. Seja tecnológico
Usar tecnologia para gerir um negócio e coletar e analisar dados custa menos do que há alguns anos. As pequenas empresas de hoje são mais sofisticadas na automação de marketing graças a ferramentas como Google Analytics.
5. Construa comunidades
Na campanha Pepsi Throwback, a Pepsi atraiu fãs dos anos 1980 com a edição limitada do refrigerante com açúcar, em vez do xarope de frutose pelo qual foi substituído depois. A marca fez referências a ícones pop da década, como Star Wars e De Volta Para o Futuro.
6. Construa estratégias
Brainstorming estratégico faz muito mais sentido para PMEs do que eleger a ideia da semana. Hoje, elas são bem mais intencionais sobre o que fazem.
Com informações do Mashable.
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