“O varejo compreendeu que o caminho é a multicanalidade”
Daniel Domeneghetti, CEO da Dom Strategy Partners, comenta estudo que buscou identificar as atuações multicommerce de vários segmentos do varejo
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Victória Navarro
26 de abril de 2017 - 8h07
Com o objetivo de descobrir em quais canais digitais as varejistas pretendem focar suas atuações multicommerce neste ano, a Dom Strategy Partners ouviu mais de 500 empresas entre novembro de 2016 e março deste ano. Entre os supermercados e hipermercados, 84% pretendem focar suas atenções em lojas virtuais, percentual que cai para 62% no segmento de moda e têxtil, 61% para franquias, 58% para flagships.
“Maximizar a experiência multicanal com o cliente é importante, porque ele é quem impõe a relação multicanal”, diz Daniel Domeneghetti, CEO de Dom Strategy Partners e coordenador da pesquisa, que analisou 529 firmas de varejo. “O varejo só precisa se atentar, obviamente, que cada subcategoria varejista dita qual canal é o mais propício para os seus negócios e para o seu público alvo”, acrescenta o profissional.
Se as lojas físicas estão de olho no ambiente online, os players de e-commerce, que possuem presença consolidada na internet, têm a intenção de fortalecer o atendimento ao cliente nas redes sociais, nos aplicativos e no modelo door to door (entrega porta a porta). Já empresas que antes pensavam em voltar seus esforços para lojas virtuais mudaram seus canais de atenção como é o caso, por exemplo, de companhias do segmento de drogaria, que passarão a dar atenção aos meios como redes sociais e aplicativos (49%) e de cosméticos e beleza, que se empenharão no canal door to door (47%).
“O varejo compreendeu que o caminho é a multicanalidade. Há uma linha de experimentação muito forte por partes das varejistas. Muitas delas ainda não têm um contexto especifico para atuação, mas sabem da importância de acompanhar o dinamismo e o empoderamento do atual consumidor”, conclui Daniel Domeneghetti.
Veja o percentual e a meta de cada mercado analisado pela pesquisa:
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