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Marketing

Os desafios na retomada do Festival de Verão e do setor de eventos

Head de marketing da Rede Bahia, Gabriela Gaspari fala sobre a retomada da indústria dos festivais e a organização dos shows, que acontecem dia 28 e 29 de janeiro, em Salvador


25 de janeiro de 2023 - 15h35

O Festival de Verão de Salvador voltará a ser realizado na capital baiana após um hiato de três anos, por conta da pandemia de Covid-19 e de seus desdobramentos, que acabaram inviabilizando a realização de grandes eventos.

Os shows musicais, que acontecem em Salvador desde o ano de 1999, acontecerão nos próximos dias 28 e 29 e terão no line up nomes coo Ivete Sangalo, Giberto Gil, Criolo, Ney Matogrosso, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Xamã, Pitty, Ludmilla, Luiza Sonza, Alcione, entre outros artistas.

Realizado pela Rede Bahia, grupo de comunicação afiliado à Globo na região Nordeste, o Festival de Verão tem, pela primeira vez, uma mulher em seu comando. Gabriela Gaspari iniciou, há um ano, sua trajetória no grupo de comunicação como head de marketing e eventos. A profissional, que tem passagens por 99, Nubank e Estadão, era head de eventos e experiência na revista Exame, quando aceitou o convite da Rede Bahia ao enxergar as oportunidades no estado.

“A Bahia é um estado com muitas oportunidades e uma grande importância histórica para o país. Há muito trabalho a ser desenvolvido aqui. As marcas e os grandes festivais estão muito concentrados no binômio Rio-São Paulo, mas eu apostei e tenho apostado no Nordeste como esse novo território para as marcas”, conta a diretora ao Meio & Mensagem.

Agora, Gabriela está na fase final da coordenação do evento, que deve receber um público de cerca de 100 mil pessoas e terá exibição em rede nacional, pela Globo.

Marcas no Festival de Verão de Salvador

Por conta do público e da grande exposição na mídia, o Festival de Verão de Salvador tem um forte apelo entre as marcas.

Para este ano, a Rede Bahia firmou parcerias com TIM e Devassa, que serão as patrocinadoras másters.

A Coca-Cola também será patrocinadora e levará ao Festival a Coke Studio, sua plataforma global de música, por meio do Coke Studio Eletroarena, um espaço com apresentações de DJ`s e de diferentes gêneros musicais.

Smirnoff Ice, Shopping da Bahia e Rede UNIFTC também são patrocinadores do Festival. São apoiadores a Amvox, Salvador Bahia Airport, Neooh, TeleData, Quality Hotel e Suítes, Consultant, CCR Metrô Bahia, Vitalmed e Prefeitura de Salvador.

Gabriela Gaspari, Rede Bahia

Gabriela Gaspari é a head de marketing e eventos da Rede Bahia, responsável pela organização do Festival de Verão de Salvador (Crédito: Divulgação)

A retomada do setor de eventos

Ao Meio & Mensagem, Gabriela Gaspari explica como o mercado de eventos mudou após a pandemia de Covid-19 e que, apesar do boom dos festivais nesse período de retomada, os próximos meses ainda serão desafiadores. Veja:

Experiência de organizar o Festival de Verão de Salvador

“Tem sido algo desafiador. O O mercado de eventos mudou muito depois da pandemia. Muitos fornecedores não conseguiram sustentar seus negócios por dois anos sem faturamento e, por isso, os custos de produção aumentaram até 40% em relação ao pré-pandemia. O preço dos shows também subiu. Os custos de passagens aéreas impactam não só a logística, mas também o movimento dos turistas. Logo depois da reabertura, muitos shows que estavam represados tiveram que ser entregues, o que deixou a agenda dos artistas muito competitiva. Eu celebro, pois empregam muitas pessoas que foram impactadas durante a pandemia. No que tange a força de trabalho, muitos profissionais abandonaram o setor pelas incertezas deixadas pelo coronavírus. Tudo isso combinado desafia os produtores de grandes eventos. É preciso competir, inovar, subir a régua, montar times eficazes, atrair patrocinadores e ao mesmo tempo equilibrar custos para garantir projetos superavitários.”

Perspectivas para o setor de eventos

“Vejo que ainda vamos filtrar um pouco mais os sobreviventes. Não será fácil suprir dois anos sem faturamento. Estamos vivendo um boom de festivais e, ao mesmo tempo, o poder aquisitivo da população ainda está se readequando. Aposto numa seleção natural daqueles que entregam uma experiência acima da média para marcas, artistas e público.”

Mensagem do Festival de Verão 2023

“Esperamos passar a mensagem de que o Festival de Verão é o maior festival de música do Nordeste brasileiro e vai reocupar o seu espaço entre os maiores do Brasil. Reforçamos os atributos que conectam o nosso público à memória afetiva de um festival de mais de 20 anos de existência, mas o trouxemos a valor presente em 2023. Guiado pelo mote “Somos Mundo”, o FV abraça nesta edição os conceitos de liberdade, inclusão, acolhimento e diversidade, em consonância com um elenco multigeracional e plural de atrações que reverberam ainda mais estes ideais em encontros nunca antes vistos no país. A celebração da cultura local também é uma marca importante do festival nesse retorno ao calendário de eventos. Além do lineup principal, que traz uma maioria baiana de artistas, a programação da tenda eletrônica é 100% composta por DJs da cena local. Temos ainda um projeto social, somos ambientalmente responsáveis pelas nossas emissões, atraímos grandes marcas nacionais e estamos estimulando a economia criativa e o setor turístico de Salvador. Estamos de volta ao game.”

Interesse das marcas nos eventos

“Não só tenho notado o aumento do interesse, como tenho notado como as marcas estão empenhadas em entregar uma experiência cada vez mais incrível para o público. Devassa e TIM são patrocinadoras master do FV23 e me surpreenderam com o nível de investimento e inovação em nosso festival. As marcas não querem mais inserção de logomarca na comunicação visual do evento. Isso ficou num passado bem remoto. As marcas querem cocriar, estarem inseridas na narrativa, contar uma história. E muitas delas tem muita autoridade para isso. Nós também não queremos logomarca, nós queremos experiências inesquecíveis.”

Próximos projetos da Rede Bahia em 2023

“A Bahia Eventos, produtora de eventos da Rede Bahia, assina o Festival de Verão, em Salvador, e o Festival de Inverno Bahia, em Vitória da Conquista. Em nossos planos estão as missões de sermos os maiores especialistas no público baiano no Brasil e de expandirmos cada vez mais nossos projetos para além da Bahia.”

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